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O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, acaba de divulgar as edições 2018 das listas dos Top Voices e Top Influencers no Brasil. Esta é a segunda vez que a lista é feita no País, que recebeu o primeiro ranking em 2016.

A lista de Top Voices conta com a presença de usuários que se destacam na plataforma, sendo já conhecidos ou não. O LinkedIn leva em conta o engajamento gerado por estes usuários, isto é, comentários e compartilhamentos; o crescimento de seguidores relativos, ou seja, como o usuário atraiu fãs de seu setor de atuação; e por fim, a diversidade de assuntos sobre os quais publicam.

Já a lista de Top Influencers usa os algoritmos da plataforma para ranquear os líderes brasileiros que fazem parte do programa.

“Os Top Voices e Influencers do LinkedIn são pessoas que não só geram boas conversas, mas também já são vistos no mercado profissional como referências para os assuntos que abordam em suas redes”, comenta Rafael Kato, editor chefe do LinkedIn na América Latina.

Kato ressalta que um Top Voice ou Influencer pode ser apenas uma pessoa, e não marca. No entanto, as marcas podem trabalhar suas lideranças com vozes ativas na rede e consequentemente, esses mesmos líderes podem se tornar Top Voices.

“A dica do LinkedIn é produzir sempre conteúdo de qualidade e de relevância para a audiência que o líder ou pessoa deseja atingir. Este conteúdo pode ser um texto simples, uma foto, um vídeo ou um artigo. A frequência do conteúdo também é importante. O usuário que vai seguir um Top Voice ou Influencer não precisa ser ‘bombardeado’ por publicações, mas elas precisam ter um mínimo de periodicidade para manter o usuário interessado”, explica o editor.

Rafael afirma que o conteúdo nunca foi tão valorizado como nos dias atuais. “O usuário ativo no LinkedIn tem a chance de alcançar um número enorme de pessoas, gerar conversas e criar uma comunidade em torno da sua marca profissional. Por isso, encorajamos que as pessoas compartilhem cada vez mais artigos, vídeos, fotos e publicações de qualidade”, completa.

Perguntado se o LinkedIn facilita o contato de marcas que quiserem fazer parcerias com os nomes citados, o editor explica que o time editorial da rede faz curadoria dos conteúdos que estão sendo publicados e, consequentemente, tem um contato próximo com os usuários mais engajados e engajadores, assim como os líderes que são Influencers. 

“No entanto, o time editorial funciona de maneira independente. Há uma separação Igreja-Estado. Não mantemos nenhuma relação comercial com eles e não fazemos essa ponte. Nosso olhar está voltado unicamente para o conteúdo. Portanto, as marcas devem procurar os usuários diretamente. Os posts patrocinados são permitidos no LinkedIn, com exceção das pessoas que fazem parte do nosso programa global de Influencers. O selo no perfil reconhece os líderes mais importantes dos negócios. Eles não podem fazer posts patrocinados dentro da plataforma”, elucida. 

Confira abaixo as listas de Top Voices (ranqueada por ordem alfabética) e de Top Influencers (ranqueada por ordem de importância):

Top Voices 2018

André Forastieri – 
Camila Fernandez Achutti – 
Cezar Taurion
Cristiano Santos
Débora Alcântara
Eberson Terra
Eliete Oliveira
Frima Steinberg
Gustavo Miller
Kaio Serrate
Laís Schulz
Laís Vargas 
Laize Damasceno
Marcelo Nóbrega
Neivia Justa
Patricia Peck Pinheiro
Renan Martins Frade
Ricardo Chester
Rodrigo Giaffredo
Viviane Mansi

Influencers 2018

1) Ricardo Amorim
2) Luiza Helena Trajano
3) Rodrigo Galindo 
4) Fábio Colletti Barbosa
5) Gilberto Dimenstein
6) Walter Longo 
7) Sofia Esteves 
8) Gustavo Caetano 
9) Erich Beting 
10) Fiamma Zarife