Célio Ashcar Jr, Heloísa Santana e Bazinho Ferraz contam suas expectativas para 2023

A turma da promoção, dos eventos e das ativações pode ter sido a que mais sofreu com a inédita e grave crise sanitária e, por isso, qualquer ar que sopre a favor é um alívio. O setor já comemorou em 2022 o retorno das atividades, principalmente as presenciais, mas ainda falta muito para atingir os níveis anteriores.

A ordem é otimismo. E se tiver de enfrentar novos desafios, tudo bem também, já que o pessoal do live marketing descobriu que o digital funciona para o desempenho de algumas ações. Então, mãos à obra. Veja a seguir a opinião de algumas lideranças do segmento.

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“Depois de três anos afetados gravemente pela pandemia, o ano de 2023 será o primeiro em que teremos 12 meses inteiros para criar experiências presenciais e digitais. Estamos muito confiantes que será um ano transformador e mais adaptado à nova realidade de trabalho e consumo. Será um ano que teremos as ativações como grande estratégia de aproximação, fidelização e engajamento. A AKM está cada vez mais investindo em profissionais multidisciplinares com experiência on & off, e em tecnologias diferenciadas focadas em performance e resultados. A economia atinge o consumo, mas não atinge a criatividade. Temos de estar preparados para sempre trazer a melhor solução criativa e eficiente aos clientes. 2023 será um ano de grandes experiências de marcas.” Célio Ashcar Jr., sócio da Akm Performma
“Para crescer em 2023, em meio a tantas possibilidades de comunicação omnichannel, as marcas deverão direcionar de forma estratégica os pontos de contato com seus clientes para a conversão. A integração entre os ambientes de entretenimento (web3, redes sociais, games e interactive) e de compras (liveshops, e-commerces e marketplaces) permite a construção de comunidades, personalização de conteúdo e ofertas, mais eficiência e o aumento de vendas. Também vemos a adoção das práticas ESG como determinantes para o crescimento sustentável das empresas. Influenciando diretamente os hábitos de consumo da sociedade, as iniciativas de impacto ambiental e social deverão influenciar as estratégias de negócios das marcas.” Bazinho Ferraz, CEO and Founder da B&Partners.co – The Brandtech Network
"Eu acredito que será um ano focado na execução de experiências e promoções de alta performance. Em 2022, o mercado voltou com força total, se adequou e investiu em novas tendências de consumo. A interação entre o físico e o digital será um dos indicativos de desempenho dos eventos, aliado a KPI’s bem definidos, que permitem a mensuração dos resultados e aprendizados sobre o investimento feito. Paralelo a isso, a comunicação ficará em total evidência, já que as marcas estão dispostas a investir em ativações nos eventos, e o público está eufórico por viver essas experiências, necessitando assim de uma comunicação bem elaborada. Com os projetos da Holding Clube, em 2022 estivemos presentes no Lollapalooza, Rock In Rio, e também desenvolvemos um evento com o DNA Nº 1 voltado para a Copa do Mundo. Estamos otimistas com o planejamento de 2023, que já começa com o Camarote Nº 1, no Rio de Janeiro, e seguiremos com uma intensa agenda de experiências ao longo dos meses seguintes.” Juliana Ferraz, sócia, diretora de negócios e RP da Holding Clube
“O ano de 2023 nos traz esperança, mas também apreensão. Infelizmente ainda não estão claras e totalmente resolvidas grandes questões como a guerra na Ucrânia, as novas cepas de Covid, principalmente na China, e o alto índice de inflação que atinge Europa e Estados Unidos. Aqui, no Brasil, temos um novo governo e a discussão da PEC de transição, entre outros assuntos. Portanto, neste início de ano, a única certeza que temos é que será um ano complexo. Aproveitamos 2022 para fazer uma adaptação da agência no formato de modelo híbrido, desenvolvendo a utilização de novas ferramentas de gestão e aprimorando a operação. Para 2023, estamos focados em buscar soluções para nossos clientes que ajudem na venda de produtos e serviços.” Fernando Guntovitch, CEO da The Group
“Observamos que 2022 foi o ano de retomada do setor. Vimos muitas ações implementadas pelas várias verticais do live marketing. Muitos deles, presenciais, como Lollapalooza, Rock in Rio, os eventos regionais espalhados por todo o Brasil, além do forte investimento nas datas comemorativas, Black Friday e Copa do Mundo. Inclusive, quando olhamos um dos assets da entidade, o Ampro Globes Awards, percebemos o reflexo disso, com 438 campanhas inscritas – recorde histórico nesses 22 anos do prêmio! Para 2023, enxergamos um ano com mais prosperidade nos negócios.” Heloisa Santana, presidente-executiva da Ampro (Associação de Marketing Promocional)

(Crédito: Katka Pavlickova on Unsplash)