Aos comunicadores ou marketeiros em busca de sucesso e protagonismo nesse 2023, observar tendências e melhores práticas do segmento será fundamental. Nesse sentido, a presença das marcas e empresas em ambientes online desponta como prioridade para o setor. Em uma área tão competitiva, é primordial alinhar estratégias que se conectem com as expectativas e dinâmica dos consumidores. Arrisquei listar algumas apostas de onde focar em 2023.
Com as trocas e desejos cada vez mais acelerados e imediatos dos consumidores, as marcas que querem criar e/ou manter a sua relevância, precisam acompanhá-los em tempo real. Para tal, as áreas de marketing devem estar preparadas para agir e reagir, aprovar e reprovar, com agilidade e sem burocracia. As palavras de ordem são timing e assertividade, e quem conseguir estruturas empresariais capazes de atendê-las ocupará um lugar de destaque.
E como é possível fazer essa preparação? Dados e algoritmos são grandes aliados na tarefa de preditividade de comportamento. Na era do consumo online, é necessário dominar métricas e insights para usá-los de forma analítica e estratégica. Um caminho – nada novo, porém funcional - é integrar dados de clientes em uma plataforma única, o que possibilita o conhecimento de sua jornada e gera a possibilidade de ampliar o portfólio de produtos, além de permitir a adoção de estratégias para oferecer uma experiência fluida de consumo e, consequentemente, de satisfação e vínculo.
Ainda no tema dados, por meio deles é possível direcionar ações que otimizem investimentos em mídia, marketing e até estimulem o nascimento de novos produtos e serviços. Aliás, na minha opinião, esse é O caminho dos próximos anos: uma mudança na visão empresarial de portfólio de produtos para portfólio de clientes. Essa mudança de visão – e abordagem - permitirá a ampliação da capacidade de produzir e inovar para pessoas que já conhecem e desejam se relacionar com “suas” marcas.
Pensando em materialidade da comunicação, os vídeos são a mídia do momento, por isso é fundamental dominar todas as etapas que envolvem sua concepção, desde o roteiro, produção, execução até a edição. Conhecendo as etapas envolvidas, os profissionais do segmento serão capazes de elaborar um briefing consistente, aprovar, fazer curadoria dos melhores conteúdos e mensurar alcance e resultados.
Influenciadores - os olimpianos do século 21
No livro clássico Cultura de massa no século XX, o antropólogo francês Edgar Morin imortalizou a nomenclatura “olimpianos” para se referir às figuras que ganham destaque nos meios de comunicação de massa e geram influência - termo em referência aos deuses que habitavam o Monte Olimpo na mitologia Grega. Na era da internet, o conceito é atualizado por meio dos influenciadores e produtores de conteúdo.
Nesse cenário, o marketing de influência é a grande aposta e precisa ser pensado de forma assertiva e planejada. Parcerias de longo prazo com os influenciadores e creators – numa espécie de lineup - nos forçam aprender a trabalhar com visão de ano/semestre para os conteúdos da marca, com pautas frias e quentes, otimizando custos e potencializando a associação entre influenciador e marca de forma consistente. Como o mercado está cada vez mais dinâmico, cabe a nós profissionais acompanhar de perto todas essas tendências e apostas para questionar, aprender e inovar.
Carol Mello é Head de Estratégia da Galeria