Em 2019, o live marketing assumiu um papel de protagonista no mercado de comunicação. A observação é de Celio Ashcar Jr., sócio da Aktuellmix.
Segundo o executivo, todas as marcas procuraram realizar experiências únicas e marcantes ao longo do ano, seja no ao vivo ou no digital, e isso deixa o grande aprendizado para o setor em 2020: focar em pessoas. “As relações humanas terão um maior destaque em nossa sociedade. As marcas serão apenas palco para que as pessoas brilhem”, avalia.
O executivo conta que o último ano teve reestruturação de algumas áreas, como criação, planejamento e produção, para garantir excelência nas entregas. E a ideia, em 2020, é ter um time mais forte, focado no cliente e seguindo a filosofia de trabalho: “pessoas + ideias”.
Agência do Ano no Ampro Global Awards, premiação promovida pela Associação de Marketing Promocional, a BFerraz deve continuar em 2020 com o fortalecimento das três verticais de negócios: o BRetail, BInteractive e o BExperience.
O CCO Enrico Benetti destaca o primeiro, que já chega com a aquisição da Score Group, e comenta que as três se tornaram responsáveis pela maior operação de retail marketing do Brasil. “Também continuamos com o processo de expansão regional, com aquisição de novas agências pelo Brasil, no Nordeste e no Sul. Além da consolidação internacional, agora que vamos completar aí quase cinco anos de operação no México. Tudo isso sempre orientado por uma visão de dados e transformação digital”, acrescenta.
Já para Fernando Figueiredo, CEO da Bullet e do Grupo Talkability, 2020 promete ser um ano de recuperação para vários setores. Ele avalia que a indústria mostra sinais de recuperação e tudo indica que haverá uma estabilidade nos próximos anos. Ainda em sua avaliação, isso faz com que a indústria invista, mas também queira retorno de cada centavo investido. E nesse sentido o papel de promover engajamento de marcas fica ainda mais acentuado. “Fazer com que o consumidor coloque a marca no seu radar, experimente, compre, recompre e, nos dias de hoje, recomende. O retorno sobre o investimento precisa ser muito presente”, diz.
A visão otimista também é citada por Ashcar. Para ele, o ano de 2020 será promissor. “O Brasil está entrando num bom momento na economia, que refletirá em nosso mercado. Claro que ainda temos muito o que melhorar, principalmente em bandeiras sociais”, pontua.
Aprendizados
Na avaliação de Benetti, entre os aprendizados para o ano estão a questão da velocidade e da agilidade que o mundo pós-digital exige. “Isso se reflete muito no nosso modelo organizacional, na forma como a gente se estrutura e como cria a cultura organizacional dentro da agência. Foi um grande aprendizado e continuará em 2020”, diz. Ele também observa o entendimento da migração do dinheiro sendo trabalhada de forma diferente. “As empresas passaram a investir não só em campanhas, mas principalmente com foco em performance e conversão de vendas, um marketing orientado em métricas de vendas e engajamento.”
Outro detalhe que precisa ser considerado, segundo Figueiredo, é as agências não serem mais vistas como uma caixinha nem trabalhar em uma. “Somos uma agência que cria soluções para o negócio do cliente através da ideia. Mas isso demanda aculturamento da agência, dos profissionais e do cliente. Leva tempo, mas estamos chegando lá.”