Os sócios Guilherme Freire, Arthur Blaj e Raphael Neves: óculos caíram no gosto dos fashionistas

A Livo Eyewear, marca brasileira de óculos com pegada fashion, foi lançada em 2012 com vendas exclusivas pela internet. A inovação vem trazendo resultados interessantes. “Nós fomos a primeira marca própria a vender óculos pela internet na América Latina. Descobrimos que não havia nenhum player que efetivamente trabalhava com o mercado ótico online e muito menos com marca própria”, afirma Raphael Neves, sócio da Livo, ao lado de Guilherme Freire e Arthur Blaj.

Segundo Neves, em 2013 a operação cresceu mais de 300%, com faturamento de R$ 1,3 milhão, e tem expectativa de crescer 300% este ano. “A nossa proposta é trazer inovação por meio de um produto de qualidade premium e design único, por um preço acessível”, reforça ele.

Todos os óculos da Livo custam R$ 294, sendo de sol ou de grau. A “fórmula” da Livo é cortar os intermediários para conseguir um preço acessível. “A gente consegue cortar os intermediários vendendo pela internet e pela loja própria, o que faz com que tenhamos produtos de qualidade por menos da metade do preço das grandes marcas”, garante Neves.

Em janeiro deste ano, a Livo inaugurou sua loja temporária de verão na Oscar Freire, em São Paulo, que está aberta até hoje. “A loja é um sucesso e estamos lá ainda. Estamos conseguindo prorrogar o prazo.”

De acordo com o executivo, a loja física é uma maneira de oferecer o contato do consumidor com os óculos, embora a Livo ofereça outros recursos. “Na internet, temos um provador virtual, que funciona com realidade aumentada. Isso foi algo que chamou bastante a atenção das pessoas. E também lançamos um guia de rosto, para a pessoa escolher uma armação que combine mais com o seu rosto”, conta Neves, que é designer por formação e decidiu abandonar a carreira na publicidade para empreender e “quebrar paradigmas no mercado ótico”. É ele também quem desenha os óculos da marca.

A empresa também oferece um serviço chamado de “Livo vai até você”, em que o consumidor seleciona os modelos que quer experimentar e um ciclista faz a visita no local desejado. Neves reforça ainda que todos os óculos da Livo são produzidos com acetato italiano. “Essa é a matéria-prima de melhor qualidade do mundo. Todas as grandes marcas usam acetato italiano. O nosso processo de fabricação é quase que feito à mão”, lembra Neves.

A comunicação da Livo é feita basicamente na web e nas redes sociais. Outra iniciativa da empresa é doar um livro por óculos vendido. “Temos uma parceria com a ONG Pró-Saber, de Paraisópolis, para ajudar na alfabetização das crianças. No ato da compra, a pessoa fica sabendo que doou um livro”, esclarece Neves