Composições foram criadas entre 1883 e 1914O Instituto Cultural ESPM lançou no final de novembro “Partituras publicitárias, antes do rádio”, livro que reúne partituras para piano da publicidade brasileira escritas no final do século XIX e início do século XX. O projeto teve início graças à curiosidade do pesquisador Paulo Cesar Goulart, que localizou, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, 40 partituras para piano, quase todas comissionadas por empresas da época. Elas distribuíam as partituras para que jovens da época tocassem em suas casas, como um brinde.

As composições coletadas, criadas entre 1883 e 1914, foram encaminhadas ao pianista Amilton Godoy, coordenador musical do projeto, que selecionou 15 partituras e regravou as canções. De acordo com o Instituto, essas são as partituras para piano mais antigas da publicidade brasileira. As canções mostram que os anunciantes, antes da era do rádio, já usavam a música para vender produtos. “Partituras publicitárias, antes do rádio” é acompanhado de um CD com as canções regravadas por Godoy.