Seleção foi feita entre milhares de imagens enviadas ao site do projeto

 

O tradicional e icônico modelo 501, da Levi’s, chegou aos 140 anos e, para comemorar, a marca pediu a seus fãs que se fotografassem usando o jeans. O resultado, uma seleção de 501 fotos que retratam a versatilidade do produto, transformou-se no livro “501 Interpretations”. A seleção foi feita entre milhares de imagens enviadas para o site www.levis501.com.

Ações diretas marcaram o aniversário do jeans este ano. A campanha para estimular os fãs e celebridades da moda, música e entretenimento a tirarem fotos de como estavam remixando o “clássico” jeans 501 iniciou em fevereiro. No Rio de Janeiro, um evento para formadores de opinião lançou o projeto no terraço da marca, em parceria com as revistas GQ e Rolling Stone. “A dinâmica era convidar consumidores a postarem fotos com a hashtag 501 para que tivessem a chance de estar nas revistas da edição de junho. Além disso, tivemos a celebração de 501 em todas as lojas do país, com vitrines exclusivas”, conta Fabiana Santana, gerente de marketing da Levi’s no Brasil.

Os autorretratos de fãs foram misturados a fotos produzidas pela Levi’s, como as do ator Joe Manganiello e da atriz Kate Bosworth. O fotógrafo Francesco Carrozzini também registrou influenciadores da moda em Nova York, como os designers Steven Alan e Rachel Roy, e editores de revistas, como o diretor criativo da Elle, Joe Zee, o diretor de edição da Paper, Mickey Boardman, e o editor-geral da GQ, Michael Hainey. Fabiana diz que a participação brasileira foi alta. Mais de 10 mil brasileiros enviaram suas fotos e três deles tiveram suas fotos incluídas na versão final do livro: o estilista Dudu Bertholini, o blogueiro Vini Uehara e a blogueira Giovanna Rouvier.

O livro tem edição limitada: são 501, individualmente numerados, cada um com uma imagem de capa diferente. A obra foi embrulhada em tecido de linho feito sob encomenda e colocada em uma caixa feita à mão. O lucro obtido com sua venda em algumas lojas será repassado aos estudantes da americana California College of Art que demonstrarem liderança nos três pilares da Levi’s: habilidade artesanal, inovação e sustentabilidade. No Brasil, embora a marca possua 64 lojas, o 501 Interpretations será vendido com exclusividade em apenas uma delas: a Levi’s Neighborhood Store, na Rua Oscar Freire, em São Paulo.