Mesmo com todas as informações sobre o descarte irresponsável de lixo e toda a discussão acerca dos custos da limpeza e danos ambientais, falta muito para que todos se conscientizem sobre o assunto. Na semana do Dia Mundial da Água, 22 de março, o Menos 1 Lixo e a agência Staff lançam uma campanha para chamar a atenção da população sobre o assunto. “Achados da Guanabara – os presentes que a Baía de Guanabara nunca quis ganhar” é uma iniciativa inédita.
A bordo de um catamarã, uma equipe de mergulhadores do Brasil Divers retirou o lixo jogado nas águas da Baía de Guanabara, a fim de mostrar a quantidade e a variedade de objetos descartados indevidamente. Após a coleta os objetos foram clicados pelo fotógrafo Rogério Faissal e serão vendidos na maior loja virtual de varejo – Americanas.com e pelo site Enjoei, um dos sites de vendas de produtos usados mais famosos do Brasil.
Os produtos estarão nas lojas a partir de domingo, dia 22. Foram encontrados, entre outros objetos, uma porta, um vaso sanitário, um computador e uma cadeira de praia. Não será possível comprar os objetos. A venda é uma forma simbólica de mostrar o quanto é gasto para a despoluição das águas. Os preços foram definidos pelo biólogo Marcelo Szpilman, de acordo com o tamanho do dano causado pelo material e variam de 13 mil a 600 mil reais.
De 22 a 28 de março quem estiver passando pelo Shopping Leblon poderá observar uma exposição realizada pelo projeto, com os produtos encontrados na Baía. O objetivo é chamar atenção para o consumo e descarte consciente do lixo.