Para comemorar o cinquentenário do D&AD, a Lobo criou um filme que relembra e parodia algumas das peças mais icônicas premiadas pelo festival. “Wish You Were Here” convida agências e anunciantes a inscreverem seus trabalhos para esta temporada. O filme faz uma releitura de comerciais icônicos para clientes como Old Spice, Sony, Volvo e Volkswagen, entre outros premiados, sempre com uma veia de animação diferente, encerrando com o igualmente notório “Dumb Ways to Die”.
A Lobo teve total liberdade no briefing, podendo criar conforme quisesse e com acesso ilimitado ao arquivo de finalistas e vencedores do D&AD. São 20 referências de comerciais distintos, e a mixagem ocorreu também nas trilhas sonoras.
“A história era homenagear os 50 anos do prêmio de maior prestigio na parte de direção de arte e design. Então pensamos: tem tanto trabalho bom que ganhou que não dá para descartar, vamos pegar os vencedores que a gente acha mais legal e não só editar. Vamos dar a nossa interpretação”, conta Mateus de Paula, sócio e diretor de criação da Lobo. “Tivemos carta branca total. Depois que selecionamos, a gente ficava olhando e pensando no jeito mais inusitado de reinterpretar cada peça”.
Desde a trilha sonora até os elementos gráficos, tudo passou por modificações. O filme chegou a ter três minutos dado o grande número de trabalhos selecionados, mas depois foi editado para a versão final (que você assiste abaixo).
De acordo com a produtora, a intenção era “reinterpretar de forma criativa a herança do prêmio, mesclando o material para uma comunicação totalmente nova, mas que ainda remetesse às peças originais. Não existe nenhuma referência em sua forma original, nós mesclamos técnicas, personagens e narrativas diferentes nas peças, mas mantendo uma identidade visual única”.