A Locaweb anuncia a aquisição da Squid , plataforma de Creators Economy focada em conectar criadores de conteúdo com empresas que querem utilizar a relevância e audiência desses influenciadores. A Squid foi fundada em 2014 na cidade de São Paulo por Felipe Oliva e Carlos Tristan.

Felipe Oliva é co-fundador e CEO da Squid

Seguindo o modelo de atuação da Companhia em outros processos de M&A, a Locaweb adquire 100% da Squid.

O preço de fechamento da aquisição da totalidade das quotas sociais, em bases totalmente diluídas, é de aproximadamente R$176,5 milhões. O montante está sujeito a determinados ajustes de dívida líquida e capital de giro, usuais neste tipo de transação.

Os sócios fundadores permanecem na operação junto com o time de colaboradores. Os empreendedores ainda podem ter direito a receber earnout, que está vinculado ao atingimento de metas estipuladas pelo grupo.

Fernando Cirne, CEO da Locaweb, ressalta que a forma como as pessoas interagem com as marcas mudou muito. “Quem nunca comprou um produto ou contratou algum serviço depois de ver alguém que admira e acompanha nos canais digitais falando sobre ele ou simplesmente o utilizando. A Squid está trazendo para o grupo Locaweb a oportunidade de juntos, democratizarmos esse mercado de conteúdo no Brasil”, diz.

Levando em consideração que a base da Locaweb conta com aproximadamente 600 mil clientes, grande parte pequenas, médias empresas e lojas virtuais, e que todos tem potencial de utilizarem criadores de conteúdo para impulsionarem os seus negócios, existe uma oportunidade enorme de crescimento.

Além disso, influenciadores também são ou podem se tornar empresas. As soluções que o grupo Locaweb oferece, como plataforma de comércio eletrônico e gestão de redes sociais, meios de pagamento, sites, domínio, entre outras, serão ferramentas fundamentais para ajudar na profissionalização desses mais de 100 mil criadores de conteúdo conectados na plataforma.

Fernando Cirne, CEO da Locaweb

Felipe Oliva, co-fundador e CEO da Squid, fala que a empresa cresceu muito e de forma orgânica nos últimos anos. “Para darmos os próximos passos e conseguirmos trabalhar na cauda longa, precisávamos de um parceiro estratégico, que nos desse a autonomia e estrutura para seguirmos os nossos planos. Várias companhias e fundos nos procuraram, mas desde as primeiras conversas, tivermos a certeza de que a Locaweb seria a melhor opção para nós”, afirma.

Atualmente a base da Squid reúne mais de 100 mil influenciadores, que produziram mais de 300 mil conteúdos, que foram exibidos mais de 700 milhões de impactos. Sua receita anual recorrente (ARR) é superior a R$ 100 milhões, com crescimento de triplo dígito em 2021.

Foi eleita uma das startups mais promissoras do Brasil e entrou no ranking “100 Startups to Watch”, passou pelo programa de aceleração da Endeavor (Scale-Up), entre outros reconhecimentos.