Francesco Simeone: “Começamos a pensar em um percurso para se emancipar de métodos tradicionais”/Foto: Divulgação

Com o objetivo de se antecipar ao desafio de capturar dados dos consumidores sem intermediários, a Logan afirma já ter adotado o Zero Party Data como política interna. “Começamos a pensar em um percurso para se emancipar desses métodos tradicionais de captura de dados e ter uma alternativa de coleta. O nosso objetivo é ter um diálogo direto com o titular do dado. Ou seja, que o usuário defina quais dados interessam para que ele seja enxergado pela marca. Ele se libera do que é irrelevante”, explica Francesco Simeone, diretor-geral no Brasil do Grupo Logan, que se posiciona como líder em marketing móvel na América Latina e engloba as empresas Logan e PMP.BID, de mídia programática.

O executivo afirma que a empresa está realizando pesquisa com a base para fazer a segmentação do usuário e pedir a autorização para usar os dados de forma direta. “O próprio usuário dá o opt-in para receber ou não determinada mensagem, de forma direta, e nos autorizar a usar o dado. Hoje 60% da nossa base foi reclusterizada, ou seja, confirmou que os principais clusters que estamos usando são de seu interesse. É um diálogo direto com a nossa base para não depender de nenhuma outra fonte. É um belo desafio tecnológico, estamos tendo uma resposta muito alta”, reforça ele.

Simeone, que é italiano e veio para o país atraído pela criatividade brasileira, considera que inovar não é inventar algo novo, mas sim melhorar algo que já existe. “Começamos a investir muito em tecnologia e usar o patrimônio de dados como data as a service, ou seja, dados como serviço. Hoje oferecemos monitoramento de PDV, OOH para as marcas. Também fazemos projetos fora da caixa com um viés criativo”.

Especialista em mobile marketing com foco em campanhas de geolocalização, a Logan combina a tecnologia Super Small Data para interagir com mais de 300 milhões de usuários, junto à publicidade cognitiva. A empresa conquistou este ano três troféus no Smarties MMA. Fundada em 2013, a companhia trabalha com mais de 950 marcas e possui 21 escritórios em 14 países. A expectativa da empresa é fechar o ano com crescimento de cerca de 110%.