Em 2014, o site de compartilhamento de imóveis Aibnb anunciou sua nova ‘cara’, trocando o antigo desenho de seu nome em azul por um símbolo parecido com um triângulo. O objetivo foi transformar a nova marca em ‘um símbolo universal de pertencimento’, afirmou Brian Chesky, CEO da empresa na época.
No entanto, nesta semana uma polêmica envolvendo o novo logotipo tomou conta da internet. Um usuário do Reddit achou o mesmo símbolo no livro “Trademarks & Symbols of the World: The Alphabet in Design”, de Yasaburo Kuayama, publicado em 1988. Ele postou a página do livro, que traz várias formas de desenho para a letra A.
O símbolo escolhido pelo Airbnb foi criado por Akisato Ueda, em 1975 para um drive-in japonês chamado Azuma. Apesar dos símbolos serem iguais, ainda não sabem se é coincidência ou se o Airbnb já sabia da existência desse logo.
Confira o vídeo produzido pela marca quando fizeram as mudanças na identidade visual.