Os sócios Pedro Assis e Carmelo QueirozTodo mundo conhece um pequeno empresário e com certeza ele já deve ter feito a você reclamações de que criar um logotipo ou a identidade visual para sua empresa é muito caro. Em geral, muitas PMEs mal têm um logo. Para atender a esse nicho de clientes, surgiu há cerca de dois anos a Logovia, dirigida a micro, pequenas e médias empresas e a  profissionais autônomos que precisam de serviços avulsos de design a baixo custo. A partir de R$ 299, por exemplo, é possível encomendar um logo.

Os pedidos são todos feitos pela internet por meio de um site bastante didático. Para criar um projeto, o interessado passa o briefing na própria plataforma, respondendo a perguntas simples como “O que você deseja que seu design transmita?” ou “Quais as cores de sua preferência?”. Na plataforma, há cerca de 10 mil designers cadastrados, que recebem o job sob encomenda e trabalham em sistema de crowdsourcing.

“Fizemos uma pesquisa de campo e vimos que praticamente todo empreendedor não sabia onde encontrar um serviço de design de qualidade a baixo custo. O potencial é enorme. Na época havia seis milhões de micro e pequenas empresas e 19 milhões de profissionais autônomos. E quem os atendia? Ou uma gráfica rápida ou eles copiavam alguma coisa do Google”, conta Carmelo Queiroz, CEO e cofundador da Logovia.

A startup foi fundada no segundo semestre de 2011 em Fortaleza e decolou a partir do ano passado. Em maio deste ano, a operação mudou para São Paulo e conta hoje com mais dois sócios: Pedro Assis e Davi Castro. “Já atendemos mais de cinco mil clientes”, pontua Queiroz. Em comum, os sócios são bastante jovens e têm sede de crescer. “Trabalhamos aos sábados e domingos, com o pé no acelerador”, diz Queiroz.

Entre os serviços oferecidos pela Logovia estão a criação de banners, cartões de visita, criação de mascote, panfletos, embalagens, site, design de papelaria e peças de vestuário. Queiroz ressalta que o negócio precisa de volume. “Cinco mil clientes ainda é pouco para o negócio, há muito espaço para crescer. Hoje já atingimos empresários de países como Paraguai, Portugal e Angola. Em 2014, devemos iniciar nossa expansão internacional pela América Latina. O desafio é grande”, afirma.

Em 2012, a Logovia foi uma das startups aceleradas pela Tree Labs e conseguiu expandir sua atuação – em março deste ano, 130 mil propostas já foram cadastradas na plataforma. A meta da empresa é fechar o ano com faturamento entre R$ 2,5 milhões e R$ 3 milhões.