Após as vendas de Natal, lojas virtuais começam um saldão de ofertas a partir desta quarta-feira (26). Chamada de Boxing Week, a ação é inspirada no Boxing Day, como é chamado o dia após o Natal na Europa, Canadá e Austrália, quando lojas físicas cortam preços para atrair consumidores.

Assim como na Black Friday brasileira, a promessa é de descontos para que as lojas possam liquidar o estoque de produtos não vendidos durante o Natal. Entre as participantes, estão Netshoes, Pontofrio, Casas Bahia, O Boticário, Tam, Americanas.com e Walmart. Ao todo, participam da ação 50 varejistas online.

As promoções estarão disponíveis até sábado (29) no site oficial do evento (www.boxingweek.com.br). A expectativa dos promotores é que as vendas online durante a promoção movimentem cerca de R$ 75 milhões.

De acordo com a organizadora da ação, a empresa Busca Descontos, que promoveu a Black Friday no último mês, uma seleção foi feita para assegurar que descontos reais fossem oferecidos e evitar ofertas maquiadas. “Realizamos uma triagem das ofertas para divulgar no site apenas produtos com descontos reais”, garante Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos.

Levantamento do Procon-SP apontou que, durante a Black Friday, varejistas aumentaram os preços antes de calcular a oferta, o que gerou uma enxurrada de reclamações. Nas redes sociais, o evento chegou a ser taxado de “black fraude” por consumidores que se sentiram lesados. A maquiagem de preços, prática ilegal, levou o órgão a notificar sete empresas. São elas: Extra (lojas física e virtual), Pontofrio, Submarino, Americanas.com, Walmart, Saraiva e Fast Shop.

Esta é a segunda vez que o portal Busca Descontos realiza uma ação pós-natal. No ano passado, a Boxing Week movimentou R$ 58,9 milhões, representando o segundo dia de maior faturamento para o comércio eletrônico em 2011, segundo dados do e-bit divulgados pela empresa organizadora.