A distribuidora Vitrine apostou na combinação entre realidade aumentada e smartphones para a divulgação no Brasil do filme “O som ao redor”, eleito pelo New York Times um dos melhores filmes de 2012 e que estreia dia 4 de janeiro nos cinemas brasileiros.
Em parceria com a iPostal, plataforma web e mobile que transforma fotos virtuais em cartões postais, foram enviados cartões com uma imagem do filme e um QR Code no verso para uma lista de pessoas de diferentes áreas, entre críticos, produtores, diretores, jornalistas e convidados especiais. Quando o espectador aproxima a câmera do smartphone do cartão, o código é destravado e o trailer do filme começa a rodar na tela do celular.
“O Som ao Redor” é o primeiro longa de ficção do pernambucano Kleber Mendonça Filho, que narra a vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife e que toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia.
A produção já recebeu diversos prêmios, como Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, Melhor Filme na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Prêmio Itamaraty) e no 8º Panorama Coisa de Cinema, de Salvador (BA); Melhor Filme e Melhor Roteiro no Festival do Rio; além de quatro Kikitos no Festival de Gramado: Melhor som, Melhor Filme (Crítica), Melhor Filme (Público) e Melhor Diretor. O longa já passou por mais de 50 festivais ao redor do mundo.