Obteve boa repercussão a estratégia da Losbragas para divulgar o Food Revolution Day (Dia da Revolução Alimentar), um movimento mundial para tratar a questão da nutrição no mundo, liderado pelo chef britânico Jamie Oliver e comemorado no dia 20 de maio.
“Atingimos mais de 1,5 milhão de pessoas”, conta Rita Moraes, sócia da produtora. De acordo com ela, o Brasil foi o país que mais teve views do vídeo, dentro do contexto mundial. Foram mais de dois mil compartilhamentos. “Foi a mais bem-sucedida em termos de público. A ação deixa uma marca boa na nossa história”, diz a sócia da Losbragas, que também tem como sócios Alice Braga e Felipe Braga.
Para buscar engajamento, a produtora convidou a equipe da página do Facebook Quebrando o Tabu; e Marina Person, do Canal Marinando; David Hertz, do Gastromotiva; Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto; e Felipe Solari. “O caminho que a gente escolheu para divulgar a campanha foi fazer uma parceria com o Quebrando o Tabu. Desta forma, estávamos numa página relevante, com muitos seguidores e num espaço que já aborda diversos temas”, conta Rita.
No dia da ação, inúmeros chefs do Brasil e de diversos países, como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Alemanha, Nigéria, Tanzânia, Quênia e Índia, além de outros, participaram online de uma maratona de sete horas, transmitida ao vivo pelo Facebook, a fim de encorajar a audiência a se unir a uma revolução global em larga escala. O objetivo é estimular que o cidadão comum tenha informação para batalhar por mudanças em legislações e, assim, atacar doenças relacionadas à má nutrição.
No Brasil, a transmissão ao vivo, que era para durar meia hora, foi estendida para uma hora. “O maior desafio foi entrar ao vivo com pressão de uma campanha mundial”, lembra Rita. “Nunca havíamos produzido ao vivo. Foi emocionante, mas, ao mesmo tempo, intimidativo. Nossa meta era sustentar meia hora de transmissão ao vivo. Ficamos no ar por uma hora e poderíamos ter seguido a conversa, tamanha a sintonia que rolou”, complementa.
A produtora Losbragas recebeu mensagens da Fundação Jamie Oliver, em Londres, com comentários positivos sobre o que foi realizado no Brasil. Essa foi a segunda experiência da Losbragas com projetos internacionais de campanhas de conscientização. A primeira foi para divulgar as novas metas da ONU, com o Porta dos Fundos.
A campanha no Brasil contou com o apoio institucional da LiveAD. Além de traduzir e produzir materiais em português e fazer campanha em seus canais de redes sociais, a agência também engajou os funcionários a repensarem a alimentação com ações internas. “Como uma agência que trabalha bastante com o setor alimentício, a LiveAD não poderia ficar de fora do Food Revolution Day, uma iniciativa que vai ao encontro dos nossos valores e do legado que queremos deixar ao mundo”, disse o CEO Lucas Mello.
Ação global
Jamie Oliver criou o Food Revolution Day em 2011 para disseminar a ideia da alimentação saudável. Oliver defende que, entendendo a relação com os alimentos e desenvolvendo habilidades na cozinha, as pessoas se alimentam melhor. Atualmente 41 milhões de crianças com menos de cinco anos estão acima do peso, enquanto 159 milhões estão desnutridos a ponto de afetar o seu desenvolvimento. Em 2015, por exemplo, mais de 90 países participaram da ação. O Food Revolution Day está em sua quinta edição.