Sabe a trilha sonora de Os últimos desejos da Kombi, da AlmapBBDO? Foi feita pela produtora “B, A, Start”, do músico Lucas Lima, cantor, produtor, compositor e integrante da banda Família Lima.
Em quase três décadas nos palcos, ele também já produziu para empresas como Arezzo e Havaianas, além de filmes e atualmente um campeonato de eSports.
Desde 2019 sua presença nas redes sociais atrai marcas que o colocaram também na frente das câmeras. Entre as parcerias já feitas estão marcas como Claro, Nescafé, Bailey’s, Sam’s Club, Amazon, LG, Disney, Philips, Colgate e Cadence. A seguir, ele fala sobre a relação com a publicidade, o bom humor nas produções e sua visão de processos criativos. Acompanhe.
TRILHA PRA PUBLICIDADE
Onde tem música eu gosto de estar. Fiz música pra tudo. Ainda faço, mas esqueço de divulgar minha produtora. Na publicidade, eu adoro decodificar briefing. ‘Eu quero uma coisa firme, mas convidativa’. O que é isso musicalmente? E também do fato que tu nunca faz um estilo só. O briefing de hoje é Shakira, amanhã é Rolling Stones, e te vira. A única coisa que não sinto muita saudade são dos deadlines.
IMPORTÂNCIA SONORA
A trilha é uma das coisas mais importantes. Mas por algum motivo fica no fim. O que acho um baita de um erro. Vem do cliente pro diretor criativo, pro atendimento, pro diretor do filme… Se houvesse uma maneira de encurtar isso seria lindo. Sempre quis trazer a trilha para mais perto da criação.
PROJETOS
Cheguei a montar um curso de conceitos básicos de música para agências. Isso iria poupar muito tempo de briefing. Basicamente ensinar a diferença de ritmo pra harmonia e melodia, de arranjo e composição, conceito de timbre, de sonoridades, melhorar o sistema de passar as referências…
PRIMEIRA PUBLI
Acho que para o filme Vingadores: Guerra Infinita, da Marvel. Mandei orçamento que eles pediram. Aí foi crescendo e procurei uma agência.
TRAJETÓRIA NAS REDES
Comecei no Twitter pra entender. Aos poucos fui conhecendo outras plataformas. Meu público no Instagram era 50 mil. Hoje tem 1 milhão de seguidores e eu não entendi muito bem tudo o que aconteceu. Entrei por último no TikTok.
TikTok é selva. Quero aprender. O Tiago Leifert faz de forma perfeita. Quando vi mclaifinho, eu disse: ‘tu venceu’.
CRITÉRIOS PARA PUBLICIDADE
Se fere a visão da empresa, minha visão de política e de mundo, não faço.
PARCERIA COM A CLARO
Fiz algumas coisas para eles, e aí eu fazia o review de filmes do Lucão, uma brincadeira na minha rede, e eles viram potencial nisso. De repente tinha uma abertura. Começamos na pandemia, cada episódio é uma produção, já vai fazer um ano.
PRODUÇÕES ELABORADAS
Não tenho vergonha, gosto de me divertir. Tenho preocupação zero em ser cool. Sei o que quero fazer da minha vida desde os seis anos e com quem quero estar desde os 16, então as duas maiores doideiras, os maiores dilemas, resolvi muito cedo. Quero impressionar quem? Tá tudo certo.
DEDICAÇÃO PARA PUBLIS
Acompanho as reações e levo muito a sério. Quem não teve de capinar pro ganha-pão acha que é só abrir o celular pra comer três vezes por dia. Sei o que é trabalho desde os sete anos. E com uma empresa e uma banda, sei como é importante ter todo mundo comprometido com o trampo. Não quero desperdiçar o dinheiro de quem investiu em mim. Se me chamou, vou entregar tudo que posso. Para Cadence reaprendi a andar de roller pra fazer 2 segundos de vídeo.
MÚSICA E FESTIVAL
Se eu fosse me definir seria ser humano, músico e depois todo o resto. Comecei o Festival de Musiquinhas Tri do Lucão™️ porque eu precisava fazer música. Fiz alguns para marcas, com trilhas de Friends, Game of Thrones e This Is Us… Todo mundo gosta de música.
TRABALHO NA PANDEMIA
Parei minha profissão da vida inteira. 30 anos tocando fora de casa e de repente não mais. Consegui continuar trabalhando graças aos clientes que acreditaram em mim e confiaram que eu iria respeitar a marca deles como se fosse minha.
Assista a live na íntegra.