O criador Lucas Rangel lançou nesta segunda-feira (15), seu primeiro filme média-metragem. “FLOPS – Uma Comédia Musical” terá exibição exclusiva no YouTube, em seu canal.
Focado no público infanto-juvenil, o filme explora temas como amizade, bullying, relações de pais e filhos, e dilemas que crianças e adolescentes passam em seus cotidianos escolares.
Com roteiro de Bruno Alcântara e direção de Plinio Scambora, o filme conta em seu elenco com os quatro amigos apelidados de ”Flops” (Lucas Rangel, Danielle Diz, Ana Luiza Andrade e Matheus Borges), além da participação dos youtubers Christian Figueiredo, T3ddy, Débora Aladim, João Guilherme, Nah Cardoso, Luara e Cocielo. Gretchen também faz uma participação especial.
Rangel acumula mais de sete milhões de inscritos em seu canal. Em janeiro, ele e um time de criadores participaram do reality show produzido no YouTube Space: “Qual o próximo youtuber de sucesso 2019” (QPYS), que buscava descobrir o novo fenômeno da internet brasileira. Já em abril, o youtuber levou ao ar “Jogo do Amor”, em que casais competiam pelo prêmio de uma viagem à Disney. O formato é recorrente no canal de Rangel, que em setembro de 2018 lançou o “A Ilha” e em novembro estreou “O crush perfeito”.
“Qualquer que seja o formato, apoiamos a criação de conteúdo e a experimentação e o desenvolvimento de ideias criativas. Há várias maneiras e formatos para se contar uma história e nossa preocupação é disponibilizar as ferramentas que os criadores precisam para que qualquer canal possa focar em criar”, conta um porta-voz do YouTube.
Diversificando produções
A plataforma tem incentivado que youtubers diversifiquem suas criações. “Entendemos que faz parte da evolução da plataforma oferecer os mais variados conteúdos para as mais diversas audiências. A consolidação de um formato depende do engajamento do público e da aderência dos temas abordados com o que acontece hoje em dia. Não há fórmula para o sucesso. Tudo começa com uma grande história e uma paixão. YouTubers são grandes contadores de histórias, que têm um conteúdo de qualidade, inovam no formato e se dedicam a seus canais”, aponta o Youtube.
Em maio, a plataforma anunciou sua primeira novela em parceria com o canal Galo Frito. “Cuscuzes Apaixonados” teve 13 episódios e reuniu um elenco de mais de 25 criadores em uma “super collab”.
O projeto, que contou com a direção de Rodrigo Magal, do Porta dos Fundos, e roteiro dos globais Felipe Flexa e Letícia Dornelles, foi mais um a iniciativa abraçada pela equipe de Top Criadores do YouTube que tem como missão ser o ponto focal entre os criadores de conteúdo e a plataforma.
Em outubro de 2018, os meninos do Diva Depressão estrearam o reality “Corrida das Blogueiras”. Em parceria com o Dia Estúdio, a produção trazia uma competição para descobrir uma nova influenciadora digital. A atração teve patrocínio de marcas como Ruby Rose e Avianca Brasil.
Em dezembro foi a vez de Nathalia Arcuri dar início ao reality “Me Poupe!”. Em quatro episódios, ela auxiliou os participantes a resolverem suas vidas financeiras. O projeto já ganhou uma segunda temporada, que foi ao ar em janeiro. A produção recebeu o apoio da 99, Serasa, UDEMY e Modal Mais.
Outro formato em alta na plataforma é o de Talk Show. Comandado pela produtora cultural e empresária Naná Karabachian, o canal “Hora da Naná” se dedica a entrevistas com personalidades do mundo artístico.
“Nossa missão é dar voz e possibilitar que todos tenham acesso a um conteúdo diverso independentemente de onde estiverem. O YouTube é uma plataforma aberta e democrática e queremos – e incentivamos – que seja um reflexo da diversidade que existe na sociedade. Isso também é verdade quando falamos de formatos”, finaliza o porta-voz da plataforma.