O portal e provedor de acesso à internet UOL encerrou o quarto trimestre com um lucro líquido de R$ 56,2 milhões, 168% maior que o registrado um ano antes, impulsionado por crescimento em receita em publicidade e serviços, apesar da queda de assinantes pagantes.

A receita líquida nos últimos três meses do ano passado foi de R$ 227,3 milhões, um crescimento de 48% sobre igual período de 2008. No ano, a receita acumulou R$ 726,9 milhões, alta de 26% sobre 2008.

O fluxo de caixa medido pelo Ebitda (sigla para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$75,7 milhões no último trimestre de 2009, 215% maior que um ano antes. No ano, o Ebitda foi de R$ 185,2 milhões, 50% maior do que em 2008.

A receita com publicidade e outros serviços do UOL cresceu 59% no quarto trimestre, para R$ 140,7 milhões. No ano passado como um todo, essa linha somou R$ 440,1 milhões, o que representa uma expansão de 55% sobre 2008.

Apesar de uma queda de 2% na base de assinantes pagantes, para 1,8 milhão no fim de 2009, a receita com assinaturas subiu 1%, para R$ 133,1 milhões no quarto trimestre.

O recuo na base total de assinantes foi compensado por aumento no número de clientes de acesso rápido à Internet, que cresceu 11% sobre 2008, para 1,33 milhão.

O UOL registrou em dezembro 1,96 bilhão de páginas visitadas, crescimento de 19% em relação a 2008. O número de visitantes únicos cresceu 26%, para 19,2 milhões. Enquanto isso, o tempo médio online dos usuários nas páginas do portal subiu 12%, para cerca de 1 hora e 16 minutos.

Com informações da Reuters.