Marçal Neto-Divulgação

 

Luiz Lara, sócio-diretor da Lew’Lara/TBWA, falou por quase uma hora sobre o jornal durante o Summit de Comunicação, que acontece nesta quarta-feira (2), em São Paulo. Ele, porém, não falou de uma forma normal nem corriqueira. Sua fala foi um discurso apaixonado pelo meio impresso. Tudo para mostrar a importância desse segmento para a comunicação. 

Mas, romantismo à parte, o publicitário afirmou, sem titubear, que “o jornal impresso é tão importante para o leitor quanto o café da manhã”. 

De acordo com ele, a mídia impressa é a principal mídia que existe. “Ela é responsável por pautar os telejornais que assistimos, ela é responsável pelas notícias do rádio que ouvimos”, afirma. 

Segundo Lara, a importância da mídia impressa vai muito mais além. “Quando eu leio o Merval Pereira, por exemplo, eu estou lendo O Globo, ou seja, é uma questão de marca”, ressalta. Além disso, Lara garantiu que o jornal é parte deste novo mix de canais que existem hoje. 

Em relação à credibilidade, o publicitário disse que ela está ligada ao meio impresso. “A credibilidade é um patrimônio do jornal impresso, que migrou para outros meios, como o online”, conta. “O jornal impresso é o mais confiável”, completa. 

Democracia

A democracia, para Luiz Lara, só pode existir por conta do meio impresso. “Um país democrático precisa, e muito, de jornais”, diz. Ele também falou sobre o atual momento do país e a relação com o meio impresso. “Estamos numa época crucial do Brasil e estamos vendo a importância do jornal para este momento”, afirma. 

Para finalizar, Lara deixou um convite aos participantes. “Mesmo na crise, eu convido a todos a convencerem os anunciantes a apostarem num discurso que fique distante da separação do on e do off. Hoje, tudo é on. E as marcas estão com a reputação toda a prova se não houver uma narrativa consistente”.