O presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Luiz Lara — também presidente da Lew’LaraTBWA — negou que a entidade esteja fazendo qualquer tipo de pressão para que o publicitário Orlando Marques, presidente do grupo Publicis Brasil, aceite indicação, feita pelo próprio Lara, para assumir a presidência da entidade a partir de abril de 2013.

Nesta sexta-feira (1º), haverá reunião da Abap no Rio de Janeiro na qual o nome de Orlando Marques será apresentado para assumir a presidência, iniciando assim, segundo Lara, um processo que poderá ou não culminar na posse de Marques no comando da entidade, após eleição marcada para 30 de abril de 2013.

Fontes do propmark afirmam que Marques estaria sendo “pressionado” pela Abap para assumir a presidência. “Não há pressão. Há um consenso positivo entre a maioria dos 18 presidentes regionais da Abap a favor no nome do Orlando Marques. Ele (Orlando Marques) tem um espírito associativo, com experiência e capacidade de sobra para aglutinar pessoas, inovando e renovando sempre. Ele tem capacidade para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Abap”, disse Lara.

Planos passados

Em junho último, logo após o encerramento do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, Lara já havia levantado a hipótese de se afastar da presidência da Abap, alegando querer se dedicar com mais liberdade aos negócios da Lew’Lara. Na ocasião, o nome a ser indicado por ele como substituto serio o de Armando Strozenberg, vice-presidente de relações institucionais da Abap, que declarou na ocasião que declinaria o convite caso fosse formalizado. Já na ocasião, após desistir de deixar a presidência de imediato, Lara destacou o nome de Marques como uma “liderança bem participativa” na entidade, juntamente com o de Marcio Santoro (Africa).