A famosa personagem de histórias em quadrinhos, a Luluzinha, completa 75 anos. Para comemorar a data haverá retrospectiva histórica desde as clássicas imagens até os dias de hoje. Atualmente, a personagem, que decretou a independência feminina nos anos 30, cresceu e ganhou uma versão teen, além da eterna garota de cachinhos. A Creative Licensing, empresa responsável pela licença no Brasil, apresenta painéis com desenhos de Luluzinha e sua turma, além de 25 antiguidades, como brinquedos, livros e mochila dos anos 40 a 60.
“Além do nosso portfólio contemporâneo, temos focado nossos negócios em clássicos como Betty Boop, Gato Félix e, agora, na Luluzinha, porque acreditamos que eles têm um poder muito grande de revitalização, especialmente na área de licenciamento e promoção”, afirmou Hugo Escalera, diretor internacional da Creative Licensing. Segundo ele, a empresa observou que em várias partes do mundo há um culto ao retrô e ao vintage. “Esse poder de reinvenção do personagem pode ser medido pelo sucesso da Luluzinha Teen, que é um projeto brasileiro”, complementou.
A personagem foi criada em 1935 por Marjorie Hederson Buel, conhecida como Marge. A primeira aparição foi em uma charge que mostrava a menina irreverente, em frente a um casal de noivos, jogando cascas de banana no corredor de uma igreja. As charges desenhadas por Marge foram publicadas no jornal The Saturday Evening até 1945, que hoje é propriedade da Classic Media, em Nova York.
De acordo com Walter Nogueira, diretor executivo da Creative Licensing, a Luluzinha ganhou força e frescor com seu recente reposicionamento de mercado como personagem teen. A Ediouro lançou a revista em quadrinhos “Luluzinha Teen e sua Turma” em junho de 2009, sob o selo Pixel.
A versão jovem dos clássicos personagens infantis em quadrinhos de décadas atrás é voltada para o público adolescente e Luluzinha também aparece em novas mídias, como em seu próprio blog. Os personagens Bolinha, Glorinha, Aninha e Alvinho também têm perfil no Twitter e contam com vários seguidores. Na TV, Luluzinha está presente na série de 52 episódios “Show da Luluzinha”, produzida pela Cinar e exibida eventualmente pela Rede Globo. A Acesso Distribuidora editou cinco DVDs com os desenhos animados da personagem.
No Brasil, a publicação tem tiragem de 100 mil exemplares por mês. A ideia da exposição, segundo Nogueira, é contar à nova geração de fãs da personagem um pouco de sua história. A mostra pode ser vista na Fnac Pinheiros, em São Paulo, até o próximo dia 15.
Recruta
Além da Luluzinha, o personagem Recruta Zero ganha nova exposição. Os desenhos originais, livros, revistas, peças de merchandising e vestuário do pracinha mais sossegado do mundo voltam a ficar expostos a partir do próximo dia 16 no Museu de Belas Artes de São Paulo. De acordo com Hugo Escalera, diretor internacional da Creative Licensing, empresa que detém a licença do Recruta Zero no Brasil, em 2011 será lançada uma linha exclusiva de produtos do personagem.
A tirinha do Recruta Zero é publicada atualmente em 50 países e 1.800 jornais, entre eles, O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora. Também são editadas em livros de bolso pela Editora L&PM, de Porto Alegre. Entre as frases mais famosas do Recruta Zero estão “Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã” e ainda “É engraçado como o tempo voa quando a gente está de folga”.
por Ana Paula Jung