Atriz e comediante Maya Rudolph assumirá as peças publicitárias da marca
Uma decisão da M&M's sobre seus tradicionais mascotes gerou polêmica entre os fãs do doce. O fato é que a marca da Mars decidiu, em 2022, que iria redesenhar os seus personagens para que eles fossem mais inclusivos, incluindo o mesmo número de personagens homens e mulheres.
A decisão não agradou parte dos fãs da marca, que passaram a manifestar tanto nas redes sociais quanto em frente as lojas de M&M nos Estados Unidos. A recusa do público fez com que, nesta segunda-feira (23), o perfil oficial da marca no Twitter se manifestasse afirmando que irá afastar as suas mascotes de suas campanhas por tempo indeterminado e, no lugar delas, as peças passarão a serem estreladas pela atriz Maya Rudolph.
"América, vamos conversar. No último ano, nós tivemos algumas mudanças nas nossas mascotes. Não tínhamos certeza se alguém notaria. E definitivamente não achamos que isso quebraria a Internet. Mas agora entendemos: até mesmo sapatos de um doce podem ser polarizados. Era a última coisa que a M&M’s queria, já que nosso objetivo é unir as pessoas", afirmou a marca no comunicado.
A primeira aparição da atriz e comediante em peças de M&M's irá acontecer durante o Super Bowl LVII, que acontece no dia 12 de fevereiro, e que marca a volta da Mars no evento.
Entenda o caso
Em setembro de 2022, a M&M's lançou uma campanha que tinha como objetivo homenagear as mulheres que são líderes, intitulada "Flipping the Status Quo", e apresentou a sua nova personagem que passou a integrar o time feminino das mascotes, composto pelo verde, marrom e roxo. A ação foi feita para anunciar uma edição especial do doce que teria uma parcela do lucro destinado para apoiar mulheres na indústria criativa.
Apesar da boa intenção, a campanha não foi bem recebida pelo público. A apresentação de uma personagem feminina da marca que não portava traços patriarcais gerou críticas a marca.
A negativa ganhou força com pessoas da mídia como Tucker Carlson, jornalista e apresentador da Fox News, e o influenciador Nick Adams. Carlson apontou, durante um programa, que uma das mascotes da marca seria lésbica e afirmou que outra seria "obesa", além de outros comentários de pessoas que fazem parte do corpo profissional da emissora.
Já no caso do influenciador, Adams afirmou que a campanha como "sexista", dizendo que a "masculinidade estava sob ataque".