Conhecida em todo o mundo, a M.A.C Cosmetics reúne itens desejados pelos mais diversos públicos interessados em cosméticos e, mais especificamente, maquiagem. Nesta terça-feira (7), a marca abre as portas de sua 48ª loja no Brasil, no Shopping Top Center. Localizada na Avenida Paulista, em São Paulo, a M.A.C Pro tem 117 metros quadrados e pretende ser uma ‘loja de experiências’. Edith Meirelles, gerente de marca da M.A.C Brasil, acredita em uma marca plural e que, assim como o primeiro batom lançado, “Hug Me”, continua abraçando seu público e acreditando na beleza, na autoestima e na personalidade proporcionada por uma make-up de qualidade.

A M.A.C (Make-up Art Cosmetics) nasceu em 1984, produzindo batons “na cozinha”, idealizada por dois canadenses: Frank Angelo e Frank Toskan. A dupla sentia falta de cosméticos adequados para a produção fotográfica. Com a ajuda do químico Victor Casale, fizeram diversas experimentações e criaram uma linha de maquiagem para atender às necessidades de maquiadores profissionais.

A primeira linha foi comercializada na loja de departamentos Simpson’s, em Toronto. O boca a boca, explica Edith, foi o responsável por aumentar a popularidade da marca. Com alta circulação entre maquiadores, modelos, fotógrafos e jornalistas ao redor do mundo, rapidamente se tornou uma referência em produtos de alta performance.

Edith Meirelles, gerente de marca da M.A.C

A marca ganhou popularidade entre os consumidores comuns quando a modelo Linda Evangelista, em 1986, apareceu em público passando um lápis de boca da canadense. Mas, foi nos anos 1990 que saiu dos bastidores da moda, ao Madonna declarar ser fã da linha de maquiagens M.A.C, transformando o batom “Russian Red” em um sucesso.

Em 1991, a M.A.C abriu sua primeira loja americana, localizada no Greenwich Village, em Nova York. Em 1996, foi a vez de Paris receber a primeira em solo europeu. Em 1995, a americana The Estée Lauder Companies comprou 51% da empresa, adquirindo o restante em 1998, depois da morte de Frank Angelo. Foi então que a marca ampliou rapidamente sua distribuição internacional. Atualmente, são mais de mil lojas em 106 países e territórios.

“O grande diferencial da Estée é manter a característica de cada marca, respeitando seus valores e pilares. Por isso, a M.A.C continuou M.A.C, uma marca com alma e coração, garantindo sua beleza, respeitando a diversidade dos sexos e valorizando a pluralidade das pessoas”, afirma Edith.

A maquiagem tem, segundo a gerente, o poder de aumentar a autoestima, beleza, personalidade e, às vezes, dar um toque que transforma e valoriza. Além disso, a marca está por trás do entretenimento, do teatro, da TV, do cinema, da moda e tem como foco o atendimento personalizado dentro das lojas.

Com mais de 50 coleções por ano, o investimento de marketing é praticamente igual ao investido em treinamento dos profissionais que trabalham no atendimento. A experiência com o produto, segundo Edith, é tão importante quanto ouvir falar da marca, acompanhar publicidade e receber indicações.


No mercado mundial, a M.A.C tem entrada por grandes lojas de departamento. No entanto, como o mercado brasileiro não possui essas opções, chegou pelos aeroportos e lojas próprias em shoppings. “A filial brasileira começou suas operações em 2002, e já estamos bem consolidados no Sul do país. No norte, temos lojas em Manaus e Belém, e nossas próximas inaugurações serão em São Luis (MA) e em Natal (RN)”, revela Edith.

Em relação ao preço, a gerente afirma que há dois anos se reposicionaram no Brasil com mudanças nos preços. A distância, segundo ela, é razoável com relação aos valores de lojas nos Estados Unidos, sendo que aqui há a facilidade da língua e também do parcelamento. “O consumidor brasileiro pode comprar nosso batom em três vezes de R$ 23,00. Isso aproxima o público e quebra barreiras de quem pensa que o produto tem um valor maior do que realmente tem”.

E por falar em aproximação, a inauguração de uma grande loja na Avenida Paulista, coração de São Paulo, é uma forma de quebrar as barreiras e expandir a popularidade da marca nas ruas. “Sempre tive esse sonho com a Avenida Paulista, porque é um lugar plural, em que as pessoas chegam de metrô, de carro, de skate, e é aberta, com maior liberdade para entrar. Essa nossa ideia é aproximar as pessoas e sermos menos intimistas. Vamos desmitificar a M.A.C com essa loja”, comemora Edith.

O objetivo é que a loja seja um QG, em que a ‘sala de serviço’ terá um espaço para reuniões, experimentações, aulas, entrevistas, ou seja: receberá pessoas. O sonho é que a loja seja um ponto de encontro. 

Apesar de apostar e acreditar na experiência, o e-commerce da M.A.C tem forte atuação no Brasil, não apenas em seu site, mas também na Sephora online. Essa é uma oportunidade de chegar onde estão os clientes. “Também temos investido em lojas que atinjam novos consumidores. Inauguramos um ponto de venda na parte doméstica do Aeroporto Internacional de Brasília e abriremos, também, no de Congonhas. Queremos estar onde as pessoas se movimentam”.