Ulisses Zamboni: "botar o pé no mundo"A rede de agências M&C Saatchi adquiriu 25% das ações da Santa Clara. O objetivo da transação, que foi finalizada no início deste mês e anunciada nesta quarta-feira (25), é internacionalizar o nome da empresa. “Queremos, com isso, botar o pé no mundo, além de ter uma perspectiva global não apenas de projetos internacionais, mas de troca de tecnologia e inteligência também”, conta Ulisses Zamboni, sócio, presidente e diretor de planejamento.

A princípio, ainda segundo Zamboni, não existe a possibilidade de aumentar essa parceria. “Com essa novidade, agora, nós podemos ter acesso mais fácil e mais rápido a esses centros de tecnologias”, completa. A expectativa, em relação ao crescimento da agência, se mantém. “Nosso objetivo é continuar crescendo os dois dígitos que estamos crescendo nos últimos anos e isso já é muito bom levando em consideração a atual situação do mercado”, diz.

A negociação entre as duas partes começou há dois anos durante o Festival de Cannes. Fernando Campos, sócio e CCO da Santa Clara, revelou que, antes da M&C Saatchi, a agência chegou a ser procurada por outros grupos. “Mas resolvemos apostar nessa parceria por conta da afinidade de objetivos”, revela. “Nós somos os parceiros que eles procuravam, pois já disseram que preferem fazer uma parceria a ter que assumir o controle de uma empresa”, afirma.

Outra afinidade diz respeito ao conceito das duas empresas. “Temos o perfil de ser mais consultivo, de simplificar a mensagem para que ela possa ser adotada pelo consumidor e, conversando com eles, percebemos a mesma coisa”, conta.

Agora, a Santa Clara passa a assinar, embaixo do nome, “An M&C Saatchi partner”. Campos, no entanto, frisou que a independência é a palavra que rege essa parceria. “A M&C Saatchi é a holding independente que mais cresce no mundo e essa palavra rege também esse negócio que fechamos”, diz.

A principal diferença apontada por Ulisses Zamboni com a venda de 25% para a holding é que, a partir de agora, a competitividade com outras agências aumenta. “Queremos usar a expertise que eles têm na rede, principalmente no ponto de tecnologia. Essa troca de experiência com eles vai ser importante para que possamos nutrir os clientes locais”, revela.

O Brasil é o 24º país que a M&C Saatchi está presente. Moray Maclennan, CEO da M&C Saatchi, contou que uma das razões da parceria com a agência brasileira foi a chance de expandir os negócios da empresa para o mundo inteiro. “Temos alguns clientes internacionais que estão presentes no Brasil e pode acontecer uma aproximação nesse sentido”, revela. O grupo tem em sua cartela de clientes empresas como a Unilever, a Pernod Ricard, entre outros.

Laboratório

Outra novidade é a criação do Lab Santa Clara, que é um laboratório de tecnologia criativa e que tem como objetivo ser uma “ponta de lança” para experimentos de novas tecnologias e que servirá para lançamentos de produtos. A previsão é que esse projeto comece a partir do segundo semestre deste ano.

Fernando Campos citou como exemplo a criação feita por uma agência australiana que também é parceira da M&C Saatchi. A tecnologia avisa o salva-vidas que um tubarão está se aproximando. “Isso foi criado dentro de um laboratório de criatividade de uma agência e que foi vendido para um cliente deles, que é uma empresa de telecomunicação”, diz. “E é isso que queremos implantar aqui”, completa.

O objetivo é unir criatividade e tecnologia. “Isso vem coroar o conceito que a gente sempre teve e que está no DNA da agência, que é usar a criatividade para modificar negócios”, garante Ulisses Zamboni.