Três anos após a M&C Saatchi anunciar a fusão com a brasileira FabraQuinteiro, a agência de origem inglesa faz importantes mudanças em seu escritório local. A mais importante é a troca na gestão da companhia: a partir de agora, os sócios brasileiros Paschoal Fabra Neto e Fernando Quinteiro dividirão a presidência da companhia.
Os executivos, respectivamente diretor de criação e diretor de planejamento e de atendimento, assumem o cargo após a saída de Geoffrey Hamilton-Jones, executivo responsável por trazer a M&C Saatchi para o Brasil em 2009 e que esteve à frente da fusão entre as duas agências em 2011. A empresa não informou os motivos do desligamento de Hamilton-Jones. Os copresidentes brasileiros responderão diretamente para o CEO global da companhia, Moray MacLennan.
Outra mudança relevante é a nomenclatura da empresa. A agência deixa de se chamar M&C Saatchi F&Q e passa a adotar somente F&Q Brasil, referência aos sócios locais. De acordo com Quinteiro, a mudança de nome é para fortalecer a operação nacional. “Definimos, com a equipe de Londres, que F&Q seria uma marca mais forte que M&C Saatchi, que é desconhecida no mercado local”, afirma. Fabra Neto diz que também havia confusão acerca da nomenclatura. “Muitos ainda acham que ela possui alguma ligação com a Saatchi & Saatchi, do grupo Publicis”.
A M&C Saatchi foi criada em 1995 pelos irmãos Maurice e Charles Saatchi, os mesmos criadores da S&S nos anos 70. Os dois executivos lançaram a M&C após serem forçados por acionistas a deixar o comando da S&S naquele mesmo ano.
Apesar das alterações no escritório brasileiro, a composição societária continua a mesma: a M&C Saatchi mantém 51% das ações e Fabra Neto e Quinteiro detêm o restante. As ações de Hamilton-Jones foram recompradas pelo grupo. “A M&C Saatchi continua com a mesma participação societária, e ela tem a maioria das ações. Não vemos razão para ser diferente”, afirma Quinteiro.
A F&Q Brasil atende cerca de 20 clientes, entre eles British Airways, Basf, Tetra Pak, Pernod Ricard (marcas Ballantine’s e Montilla), Time4Fun, TNT, Complexo Tatuapé, Bradesco (Shopfácil) e Bradesco Seguros (área de consórcios e financiamento). Recentemente, a agência conquistou a conta do empreendimento imobiliário de luxo Águas do Paraíso, em Uberlândia (MG), de propriedade de Leonardo Chaves Zapalá Pimentel, da dupla sertaneja Victor & Leo.
Metas
De acordo com Quinteiro, a meta é, em cinco anos, estar entre as agências mais desejadas do mercado brasileiro. “Não necessariamente a maior, mas entre as mais cobiçadas pelos clientes”, reforça. “Crescemos a uma média de 15% ao ano de 2011 para cá. Éramos em 40 pessoas e hoje estamos em 70. Nossa meta é continuar em evolução”, complementa Fabra Neto.
As áreas de atenção são offline, design e online. Para crescer nessa última, a companhia comprou, no final de 2013, a agência digital Ambulance, dos sócios Giácomo Groff e Marcelo Raimondi. Fabra Neto diz que o posicionamento da F&Q no mercado é de uma agência full-service. “De digital a promoção, fazemos tudo”.