Alertas automáticos de tendências, previsão de ações dos consumidores, entendimento da jornada entre os ambientes web e app, sinais de usuários que aderiram à personalização de anúncios e acesso à influência do YouTube nas conversões finais são algumas das funcionalidades que o novo Google Analytics disponibiliza para que os profissionais de marketing possam elaborar planos capazes de elevar o retorno dos investimentos.
A plataforma usa o machine learning para trazer novas métricas preditivas, como o potencial de receita que pode ser gerada por um grupo específico de clientes, permitindo criar estratégias para audiências determinadas e alcançar clientes de maior valor agregado, além de rodar análises para entender os motivos que levam determinados clientes a gastarem mais do que outros.
Já as integrações entre diferentes produtos de marketing do Google, como o Google Ads, facilitam ainda mais o uso das informações, possibilitando criar audiências para atingir os clientes com experiências mais úteis e relevantes, toda vez que eles interagirem com a empresa.
“Conectar o novo Google Analytics ao Google Ads permite otimizar as ações mais importantes para nossos clientes, independente de como eles interagem conosco”, declara Jeff Kacmarek, vice-presidente da Domino’s Pizza no Canadá, que participou da versão beta da plataforma.
Pedido antigo dos anunciantes, agora é possível incluir nos relatórios as conversões de visualizações no YouTube, executadas tanto no aplicativo quanto no browser, garantindo uma melhor compreensão do impacto combinado de todos os esforços de marketing da marca.
Para entender a interação dos clientes com a empresa, o novo Analytics usa vários tipos de identidade, incluindo IDs de usuário fornecidos para fins de marketing e sinais Google únicos enviados por usuários que aderiram à personalização de anúncios. É possível saber, por exemplo, se o cliente descobriu a marca por meio de um anúncio na internet e depois o instalou para fazer compras.
Com base nas informações e sugestões enviadas por aqueles que usam o Analytics, o Google simplificou e reorganizou os relatórios para um melhor conhecimento sobre o ciclo de vida do cliente. Os aprendizados são mais intuitivos e mostram o que realmente importa para o negócio.
O controle de dados também melhorou. Agora traz um detalhamento maior da personalização dos anúncios, permitindo escolher quando usar dados para otimizar a publicidade e quando limitar o seu uso apenas às medições. A privacidade é um pilar fundamental. O novo Analytics foi projetado para se adaptar a um futuro com ou sem cookies e identificadores.
O Google recomenda que os profissionais de marketing criem uma nova propriedade Google Analytics 4 (conhecida antes como propriedade App + Web) adicional às propriedades existentes para terem acesso às novas funcionalidades, mantendo, ao mesmo tempo, o sistema presente, já que muitos precisam contar com determinadas funções antes de fazer a substituição total da configuração.