Fachada de uma das unidades da Macy's nos EUA

 

A rede de lojas de departamento Macy’s, com sede em Nova York (EUA), irá lançar em maio uma campanha para promover produtos brasileiros, que serão vendidos em suas lojas nos Estados Unidos. A “Brasil: a magical journey” tem estreia no dia 16 de maio, com inserções nos canais de TV daquele país, anúncio em mídia impressa e no online.

Segundo a rede, 300 lojas receberão mais de 100 peças de 18 marcas brasileiras. Entre elas estão Natura Ekos, Sol de Janeiro, Phebo e café Pilão. Estilistas, como Dudu Bertolini e Isabela Capeto, fazem parte do time de designers que desenharam peças especialmente para a coleção a ser comercializada nas lojas.

Os produtos, entre roupas, acessórios, produtos de beleza e itens para decoração, serão vendidos em um espaço específico chamado “O Mercado, the market at Macy’s”. O anúncio do projeto que terá início na primavera do Hemisfério Norte foi feito nesta terça-feira (17) em São Paulo por Martine Reardon, vice-presidente de marketing da Macy’s. “Durante dez semanas, vamos trazer a dinâmica e a rica cultura do Brasil para nossas lojas”, afirmou a executiva. 

A ação é realizada em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que investiu US$ 1,5 milhão no projeto. O principal objetivo é abrir as postas dos EUA, o maior importador do mundo, para marcas brasileiras. Segundo a Apex, a ação faz parte de projeto de reposicionamento de produtos nacionais de setores como moda e design. A agência também apresentou a logomarca Be Brasil, desenvolvida pela agência para constar nas atividades de promoção no exterior a partir de agora. 

Martine não revelou quanto a Macy’s investiu para o projeto, mas relatou que estão sendo gastos “milhões e milhões de dólares” na campanha, que foi produzida pela equipe de marketing da companhia. Essa é a primeira vez que a rede realiza esforço publicitário para promover produtos de um país. “O Brasil é um país que tem chamado a atenção do mundo todo, vem influenciando a moda globalmente, vemos grandes oportunidades aqui”, reforçou.

O target são tanto os consumidores norte-americanos quanto os próprios brasileiros que viajam para os EUA. De acordo com a executiva, os brasileiros já são o segundo grupo de turistas estrangeiros que mais compram nas lojas da Macy’s. Há dois meses, a rede inaugurou seu e-commerce voltado para o Brasil, com entrega no país, e os brasileiros já têm participação significativa nas vendas online: são o terceiro maior grupo de estrangeiros que mais compram por esse canal.