Anos 1960, Nova York, Madison Avenue, agência fictícia de publicidade Sterling Cooper. Esse é o pano de fundo de Mad Men, aclamada série americana que foi ao ar nos Estados Unidos em sete temporadas de 2007 a 2015. Nesta quarta-feira (19) faz exatamente 10 anos do primeiro episódio e ela continua indicada como uma das tramas que todo publicitário deve assistir.

Divulgação

O protagonista é Don Draper (Jon Hamm), diretor de criação da Sterling Cooper, que sabe identificar os anseios do público e transformá-los em momentos de felicidade para vender o icônico sonho americano. Apesar de ser um brilhante publicitário, ganhar prêmios, atrair clientes e receber ofertas de agências maiores, ele quase nunca está feliz e lida com suas crises pessoais com a “ajuda” de bebidas, cigarro e adultério.

A série também destaca a sua família e os profissionais da Sterling Cooper, como a secretária, o gerente júnior de contas, gerente do escritório e os sócios. Suas personalidades e ações são abordadas à luz das mudanças sociais ocorridas nos Estados Unidos da época, quando preconceito racial, sexismo e cigarros faziam parte do dia a dia.

Divulgação

Criada e produzida por Matthew Weiner, Mad Men teve também no elenco Christina Hendricks (Joan Holloway), John Slattery (Roger Sterling), Elisabeth Moss (Peggy Olson), Vincent Kartheiser (Pete Campbell) e Robert Morse (Bert Cooper). Bastante elogiada pela crítica, conquistou diversos prêmios, incluindo quatro Globos de Ouro e quinze Emmys, sendo quatro consecutivos de série dramática de destaque (2008, 2009, 2010 e 2011).

No Brasil, foi transmitida como “Mad Men: Inventando Verdades” em rede aberta na TV Cultura e em rede fechada pelo canal HBO.