Nada contra buscar informações e referências onde quer que se encontrem. Nada contra viajar, sentir na pele, testemunhar, absorver, assimilar. Mas, muitas vezes, o melhor exemplo encontra-se exatamente ao lado. Basta deixar de olhar para fora, para o fisicamente distante, e prestar atenção na vizinhança. Basta superar o complexo de inferioridade e valorizar exemplos extraordinários que se encontram à nossa frente e nos recusamos a ver, e reconhecer, e valorizar, e aprender.

Converso com queridos amigos que acabam de voltar, pela enésima vez, da NFR, nos Estados Unidos. Todos mais que encantados com a nova tendência, o Bopis – Buy Online Pickup In Store, e com a equalização entre lojas virtuais e analógicas de uma mesma bandeira ou marca. Não só não se trata de novidade, como um dos melhores exemplos do mundo encontra-se por aqui, no Brasil, e leva a assinatura de um empreendedor visionário e de extraordinária competência.

Mas, retornando ao Bopis, a Sears, nos Estados Unidos, oferece há mais de cinco anos todas as possibilidades aos seus clientes. Compram, pagam, recebem ou retiram onde querem. Absolutamente convencida de que não existem duas Sears. Existe uma única, com multiplataformas de comunicação, compra, pagamento, entrega.

Agora, o melhor exemplo do mundo que conheço sobre a ciência e a arte de se trabalhar multiplataformas. Mas que o preconceito e o sentimento de inferioridade impedem-nos de ver, quanto mais, enxergar. Estou me referindo à Polishop que, coberta de razões, diz: “Somos a maior empresa verdadeiramente multicanal do mundo. Desde o seu nascimento em 1999, a Polishop se empenha em oferecer soluções e produtos inovadores e de qualidade, além de um completo leque de possibilidades de interação. Por meio de uma grande rede de canais de comunicação, distribuição e vendas, Polishop consegue alcançar hoje mais de 180 milhões de brasileiros”. Continua torcendo o nariz? Tudo bem, o nariz é seu, a opinião é sua, a miopia idem.

Eu não conheço outro exemplo da dimensão e da ousadia como o da empresa construída pelo João Appolinário. Em entrevista ao caderno PME do Estadão, João falou sobre sua empresa que vende pela televisão, catálogos, telefone, internet, venda direta e 190 lojas físicas, e sobre sua ida à NFR: “Há dois anos, quando fui à feira mundial de varejo, a grande novidade era o ‘Retail 3.0’. Fui entender que a novidade era o formato das lojas da Polishop desde 2003, onde o cliente pode experimentar o produto. Foi uma necessidade. A pessoa via o comercial e a grande questão era: será que funciona?”.

Uma das grandes novidades da NFR de 2015 já existe em nosso país há mais de 10 anos, mas muitos se recusam a olhar para os lados. Nada contra continuar indo todos os anos à NFR e a todas as demais feiras relevantes de todos os setores de atividade. Mas não custa nada, vez por outra, prestar atenção no vizinho e valorizar o que os empreendedores brasileiros ensinam ao mundo com grande antecedência.

*Para entrar em contato com o autor, escreva para famadia@mmmkt.com.br