A ESPM Rio divulgou esta semana os resultados de uma pesquisa quantitativa online sobre os sentimentos e expectativas do público em relação à pandemia da Covid-19. O estudo mostrou quais marcas mais lembradas nesse período. Positivamente, a Magalu lidera a lista das citadas.
A empresa anunciou medidas para reduzir os impactos causados pela Covid-19, preservando funcionários, clientes e a sustentabilidade dos negócios.
Na contramão, a marca mais lembrada negativamente, foi a rede Madero, de hambúrgueres. No início da pandemia, seu fundador, Júnior Dursk, afirmou em um vídeo que a economia não poderia parar, ainda que mortes ocorressem.
A influenciadora Gabriela Pugliesi, que recentemente teve seus contratos publicitários cancelados após quebrar a quarentena, também foi citada por alguns entrevistados como marca negativa.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio, com 300 participantes, no Rio de Janeiro (a maior parte da amostra, 82%), em São Paulo e em Brasília.
“O estudo mostrou que o isolamento social transferiu o consumo da rua para casa e a desaceleração do consumo gerou um nível de consciência maior”, diz Karine Karam, pesquisadora do think tank cRio ESPM, plataforma responsável pelo estudo. “O comportamento do consumidor está mais racional, alterando suas percepções sobre marcas, pessoas, sentimentos.”
O relaxamento do isolamento social, que tem sido registrado em algumas capitais nos últimos dias, não reflete a atitude da maioria dos que participaram do estudo. 55,6% dos entrevistados disseram só sair de casa quando é necessário ir ao supermercado. E 22,5% afirmaram não sair para nada.
O confinamento, porém, já é refletido no aspecto emocional dos entrevistados. As sensações mais citadas pelas pessoas ouvidas na pesquisa do cRio foram ansiedade, angústia e preocupação.
Material para escritório e artigos de limpeza são os produtos mais consumidos no período de isolamento, segundo os entrevistados. O resultado é consequência direta da adoção do home office por muitos profissionais brasileiros.
Compras online foram realizadas pelo menos uma vez por 45% dos entrevistados durante o isolamento. E, desse total, 70% compraram produtos para melhorar o conforto da casa — com destaque para máquinas de lavar louça e itens relacionados ao trabalho ou estudo, como fones de ouvidos, teclados e impressoras. Sete em cada dez entrevistados estão preocupados com a qualidade dos produtos de limpeza. Além disso, arrumar a casa está entre as atividades mais frequentes nesse período, juntamente com ver séries e filmes, trabalhar e estudar.
Do que as pessoas mais estão sentindo falta durante a quarentena? Opções relacionadas ao convívio social foram as mais escolhidas. Ver os amigos foi mencionado por 76% dos entrevistados, visitar parentes por 65% e frequentar bares e restaurantes por 60%.
As previsões para a sociedade pós-covid mostram que muitos hábitos de consumo vão mudar — 43% apontaram que passarão a comprar menos e 42% acreditam que vão economizar mais daqui para a frente. Outros comportamentos assinalados foram: ficar mais tempo com a família, cuidar da saúde e ter uma vida mais simples. Outros destaques:
O impacto na vida profissional e na receita mensal
56% disseram ter baixo impacto
24% disseram ter médio impacto
20% disseram ter afetado muito
Home-office
44% estão trabalhando em casa por decisão da empresa
10% estão trabalhando em casa por decisão própria
9% estão impossibilitados de trabalhar
83% dizem que vão aderir ao home-office com mais frequência após o isolamento
Convivência com pessoas em casa
41% estão lidando da mesma forma
34% disseram estar mais unidos do que nunca
Consumo de bebida alcoólica
30% estão bebendo menos
28% não bebem
24% estão bebendo a mesma quantidade
18% estão bebendo mais
Qualidade do sono
33% estão dormindo mais
30% estão dormindo menos
Prática de atividades físicas
42% não estão praticando
32% estão praticando menos
12% estão praticando igual
8% estão praticando mais
6% praticam quase sempre
Pontos positivos do isolamento
53% disseram ter mais tempo com a família
42% — ter mais tempo para pensar na vida
42% — curtir mais a casa
41% — perder menos tempo no trânsito
37% — arrumar mais a casa