A Maggi e a unidade de Receitas Nestlé se juntaram à Fundação Dorina Nowill para Cegos e lançaram o ‘Cozinha às Cegas’, projeto idealizado pela Publicis que tem o objetivo de promover a autonomia e o bem-estar de pessoas cegas ou com baixa visão por meio da culinária.

Cozinha às Cegas é um guia sensorial de 130 páginas que tem a proposta de estimular os cinco sentidos: tato, com ilustrações em relevo dos pratos e impressão em braile; olfato, já que será possível sentir os aromas das especiarias mencionadas nas receitas; visão, uma vez que a publicação traz um design que possibilita que pessoas com baixa visão possam ler o conteúdo; e audição, tanto com botões que emitem sons dos instrumentos a serem utilizados no preparo quanto com a versão em audiobook. 

Clique aqui e acesse o site do Cozinha às Cegas.

Cozinha às Cegas estará disponível às 1.500 pessoas assistidas pela Fundação Dorina Nowill (Divulgação)

No ano de comemoração dos 100 anos da Nestlé no Brasil, a publicação foi alinhada à filosofia da Maggi de que cozinhar é algo que todos podem e devem participar.

O guia dará suporte às oficinas individuais desenvolvidas por terapeutas ocupacionais da Fundação Dorina a partir da avaliação das habilidades das pessoas assistidas pela instituição. A publicação contribui para ampliar o repertório e as perspectivas de cada uma delas.

Guia quer estimular os cinco sentidos dos deficientes visuais (Divulgação)

“Existe o interesse por conteúdos de gastronomia como os programas de televisão, sites e publicações dedicadas a esse tema. Mas esses materiais são muito visuais, não permitindo o acesso de uma parcela da população com deficiência visual, hoje composta por 6,5 milhões de pessoas no Brasil”, afirma Kely Magalhães, gerente dos Serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Produzido com apoio técnico culinário da unidade de Receitas Nestlé e apoio de acessibilidade do time da Fundação Dorina, o guia tem transcrição em braile e QR Code para áudio descrições em todas as páginas.

Ele vem dividido em três partes centrais. A primeira introduz conceitos básicos da cozinha: apresenta instrumentos, tipos de panelas, de cortes de carne, molhos e temperos. A segunda traz 15 receitas que vão das entradas e saladas às sobremesas, passando por pratos principais e acompanhamentos: Salada de Macarrão Parafuso, Risoto de Frango, Filé ao Molho Madeira com Purê de Batata e Bolo de Cenoura com Calda de Brigadeiro estão entre elas. Já a terceira parte traz instrumentos físicos que auxiliam de maneira prática o preparo, como balança de precisão sonora, termômetro sonoro, protetor de dedos (para evitar cortes quando se corta os alimentos), timer e um copo medidor especial, que permite à pessoa saber a medida exata sem ter contato com o líquido. 

“Este trabalho representa uma maneira inovadora da marca Maggi expressar seus valores, sua preocupação e cuidado, tanto com o consumidor quanto com a culinária”, comenta Domenico Massareto, CCO da Publicis.

O guia estará disponível às 1.500 pessoas assistidas pela fundação quando os atendimentos presenciais forem retomados. Os exemplares têm como meta complementar as orientações práticas gastronômicas oferecidas de forma personalizada na cozinha experimental da terapia ocupacional na Fundação Dorina, em São Paulo.

Ficha técnica

Agência: Publicis Brasil
Título: Cozinha às Cegas
Duração: Videocase
Produto: Maggi
Cliente: Nestlé
Criação: Domenico Massareto, Gustavo Victorino, Samuel Normando, José Bortolini, Lucas Zulian, Daniel Rocha
Produção gráfica: Eduardo Bueno
RTV: Renata Sayão, Valeria Andrighetti
Conteúdo: Claudia Cecilia, Nicolle Ferreira
Atendimento: Gabriela Borges, Gabriela Zorzi, Laura Melo, Elisa Gabriel
Aprovação pelo cliente: Beatrice Fasquel, Frank Pflaumer, Samara Ferrara, Carine Mahler, Daniela Marques, Caio Queiroz, Beatriz Capuchi, Ana Bacchin, Diego Oliveira, Marina Asfora
Fundação Dorina Nowill: Francisco H. Della Manna, Alexandre Munck, Marina Franciulli, Camilla Carmo, Kely Magalhães, Patrícia Otani, Nanci Hara, Letícia Garcia, Lucas Fogaça, Bárbara Carvalho, Regina Oliveira, Camila Cavalcante, Carla De Maria, Camilla Carmo, Bruno Rocha
Tecnologia: Bizsys, Digital Business
Produção de áudio: Canja Audio Culture
Produção de vídeo: Silvio Medeiros
Fotografia: Gustavo Mendes
Produção gráfica: Produceria, Comprint, TinCat Studio, Giuvaudan e Chroma Microencapsulados, P+E Digital