Depois de um ano e meio de estudos e pesquisas, o Portal Virgula apresentou seu novo posicionamento. O conceito “Mainstrindie” é um mergulho na essência do próprio site, que fala para um público que vai do mainstream ao indie. A mudança vem sendo articulada num projeto em que todo o conteúdo, arquitetura de informação, tecnologia, design e estratégia social foram repensados por uma equipe de mais de 20 especialistas, liderados pelas jornalistas Claudia Assef, diretora de conteúdo, e Silvia Ruiz, diretora de projetos especiais do portal.
Com o reposicionamento, o portal espera aumentar a audiência em 25% até o final do ano. “Falamos com uma geração que é ‘tudo junto ao mesmo tempo’, que gosta de Mc Guimê, mas também escuta Radiohead e vai feliz a uma roda de samba, que vai do mainstream ao indie sem preconceito”, conta Luiz Calainho, sócio e fundador do portal. “Falamos de tudo, mas com o nosso olhar.”
O ponto de partida do projeto foi a área de produção de conteúdo, que foi totalmente repaginada e passou a adotar um pensamento de distribuição social. A equipe da redação teve workshops e treinamento em social media para incorporar esse novo jeito de fazer jornalismo.
O projeto teve investimento de R$ 3,2 milhões, montante que envolve aporte em tecnologia; SEO; plano estratégico para redes sociais e campanha on e offline, ambos desenvolvidos pela Remix Social Ideas; eventos e outras ativações que tornarão tangíveis o novo posicionamento para o mercado e público final.
De acordo com Silvia Ruiz, o grande desafio é reposicionar a marca sem perder a curva do crescimento. Em outubro, o site ultrapassou os 90 milhões de pageviews e 8 milhões de visitantes únicos. Ela também comentou a parceria com o Spotify. “Nós fechamos uma parceria e temos a playlist deles no nosso site e esse acordo prevê que eles passem toda a tecnologia deles para o desenvolvimento de aplicativos”, conta.
Campanha
O novo posicionamento do Virgula conta com uma parceria com a agência Remix Social Ideas, que criou uma campanha para público final e trade publicitário. As peças reforçam o novo conceito com imagens que transmitem o comportamento da geração que acompanha o site.
A campanha, com duração de três meses, terá início nesta semana. Já o novo layout do portal e a nova marca foram criados pelo designer Sergio Stefano.
Com mais de 40 milhões de brasileiros usando a internet hoje por dispositivos móveis, um dos principais destaques do projeto do novo Virgula é a versão mobile.
“Posso garantir que hoje não há nada igual no Brasil, em termos de mobile, que supere a nova versão do Virgula”, diz Calainho. Todo projeto foi concebido pela equipe do portal e desenvolvido pela ELAV, empresa de tecnologia especializada em projetos de comunicação.