A Controle da Concorrência divulgou o primeiro relatório de merchandising na TV usando uma nova classificação que divide as ações em testemunhal, estímulo visual e ação integrada.
Segundo o levantamento, as ações do tipo testemunhal –quando há interrupção do apresentador para a apresentação do produto– são a maioria. De 21 a 28 de abril, elas corresponderam a 94,25% das ações.
“Com a pesquisa foi possível perceber que o bom e velho testemunhal continua presente, principalmente porque ele é mais barato”, diz Fábio Wajngarten, diretor da empresa.
Em segundo lugar, estão as do tipo ação integrada –quando o uso do produto está envolvido no conteúdo do programa– com 3,79% das ações. Por último, estão os estímulos visuais –ações em que o produto aparece sem ser usado ou comentado no programa– com 1,96%.
No mesmo período, os programas que mais tiveram ações de merchandising foram “A Tarde É Sua”, da RedeTV!, com 85 inserções, “Bem Família”, da Band, com 79 inserções, e “Bom Dia Mulher”, da RedeTV!, com 62 inserções.
A pesquisa foi feita por meio de análise quantitativa de 100% da programação da Globo, SBT, RedeTV!, Record e Band.