Levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 52% dos consumidores pretendem gastar menos neste Dia dos Namorados. De acordo com a pesquisa, as principais justificativas apontadas são o desemprego (25,8%) e o endividamento (24,9%).
Entre os 29,9% que pretendem gastar mais esse ano, 31,3% afirmam querer comprar um presente melhor, 30,8% dizem ser devido aos preços mais altos dos produtos, e apenas 18,5% por causa de uma eventual melhoria de salário.
“A desaceleração da economia, com o crédito aos consumidores cada vez mais restrito, a inflação elevada e as altas taxas de juros, diminui o poder de compra do consumidor e a principal medida para salvar as finanças é o corte de gastos”, diz.
O valor médio que os entrevistados declaram querer gastar é de R$ 138,00. Além disso, 76,3% afirmam que comprarão apenas um presente, fator influenciado pelos preços dos produtos – 80% dos consumidores acreditam que o valor do produto está mais alto que em 2014.