O Snapchat pode parecer enfraquecido no mercado brasileiro, mas os números na Inglaterra são bons indicativos de como a rede social está longe de estar falida. Levantamento do eMarketer revelou que a utilização da plataforma entre os jovens vai em breve superar a do Facebook.

De acordo com a empresa, o Snapchat vai atingir no Reino Unido 16.2 milhões de usuários até o fim de 2018.  Cerca de 31% deles, ou seja, o equivalente a 5 milhões, têm de 18 a 24 anos. Ao mesmo tempo, o estudo revelou que a mesma base demográfica no Facebook estabilizou em 4.5 milhões, um decréscimo de 1,8% em relação a 2017.

lovleah/ iStock

Vale lembrar, no entanto, que apesar de o número de usuários do Facebook ter diminuído entre os mais jovens, a base continua aumentando no Reino Unido. Segundo a eMarketer, a rede social fechará 2018 com 32,7 milhões de usuários na região, aumento de 2% em relação ao ano anterior, mas a maioria com idades mais avançadas.

O Instagram, com o Stories, ferramenta semelhante ao Snapchat, também está atrás de seu concorrente entre os jovens. Apesar de a rede social estar crescendo entre o target, a previsão é que atinja a base de 4,2 milhões contra 2,6 milhões do Twitter.

A justificativa para a debandada dos jovens do Facebook seria a ideia de que eles estariam interessados em plataformas que tivessem maior apelo de mobile first.