O número de pessoas com acesso à internet no Brasil atingiu a marca de 102,3 milhões, fazendo com que, pela primeira vez, o país tenha mais de 100 milhões de internautas, apontam dados divulgados pelo Ibope Media. O crescimento da população online foi de 9% ante os 94,2 milhões contabilizados no terceiro trimestre de 2012, quando foi feita a última aferição. O número considera pessoas de 16 anos ou mais que tenham acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escola, lan house) e crianças e adolescentes de dois a 15 anos que acessem a web de seus domicílios.
Os locais de trabalho e domicílio concentram o maior número de acessos, com 76,6 milhões de pessoas entrando na web a partir desses pontos – um aumento de 12,6% em relação à aferição do segundo trimestre de 2012. Os que efetivamente moram em domicílios com acesso à rede somam 73,7 milhões.
Janette Shigenawa, diretora do Ibope Nielsen Online, afirma que o número confirma a importância da internet para os brasileiros nos últimos anos. “É a demonstração de que há, no Brasil, um público relevante consumindo, interagindo e comentando informações sobre as marcas e os produtos nesse novo mundo digital. É a massificação do acesso e o processo de democratização da informação, cultura e educação”, avalia.