Existem mais de 5,5 milhões de blogs no Brasil e esse grupo representa 55,36% dos cerca de 10 milhões de sites ativos no país. Além disso, 82,7% da blogosfera brasileira contêm anúncios, sendo mais da metade através do Google AdSense (54,06%), seguido por outras redes (28,64%) e não exibem (17,30%).
Estas são duas das conclusões de um levantamento realizado no início de setembro pela BigData Corp, empresa de big data que atua na América Latina. A empresa captura todas as semanas informações de mais de 700 milhões de sites globalmente, incluindo os mais de 20 milhões disponíveis hoje no Brasil (dos quais apenas a metade é ativa).
Segundo o relatório, apesar do número expressivo de blogs, apenas menos de 1% tem mais de meio milhão de acessos por mês, enquanto 96,5% são pequenos e contam com até 10 mil visitas mensais. Entre os temas, entre os principais estão moda (1,81%), tecnologia (1,76%), cultura (1,60%), política (1,30%), esportes (1,24%), viagem (1,19%), entretenimento (1,12%), beleza (0,67%), games (0,38%) e humor (0,35%).
Em busca de alcance e audiência, mais de 90% dos blogs utiliza alguma mídia social, especialmente Facebook (48,53%), YouTube (48,21%), Twitter (33,97%), Instagram (11,14%).
Segundo Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigData Corp, a blogosfera brasileira é um universo sobre o qual pouco se sabe e por isso a empresa direcionou suas pesquisas para destrinchar esse mercado, “que ganha relevância econômica em função do potencial de anúncios que possui, sem falar da capacidade de formação de opinião dos blogs mais influentes”.
“Já vemos uma tendência à profissionalização desses blogs, que começam a usar ferramentas para alavancar sua exposição na web e facilitam o conhecimento de seus leitores, bem como o relacionamento mais fidelizado”, comenta.
De acordo com o levantamento da BigData Corp, 80,29% estão hospedados em, basicamente, duas plataformas de blogging, a Blogger, (59,76%) e a WordPress (18,51%). Entre as ferramentas mais utilizadas está o feed RSS, que facilita a distribuição e integração do conteúdo em outras plataformas, e segue presente em 91,49% dos blogs. As ferramentas de analytics foram adotadas por 41,39% deles e os aplicativos já estão presentes em 12,24% dos blogs nacionais.
“Isso denota um resquício de amadorismo, já que o blogueiro que dispensa a adoção de analytics não faz ideia de quem seja, de fato, o seu público. Vive às cegas, pois perde a oportunidade de apresentar um conteúdo mais dirigido e relevante a quem o segue, assim como a de alavancar o seu espaço comercialmente para as empresas que buscam atingir o seu leitor”, afirma Rodrigues.