O Grupo Comunique-se divulgou recentemente uma nova pesquisa que revela os impactos da Covid-19 na indústria da comunicação corporativa.
Foram ouvidos 450 profissionais, sendo maioria em nível de gestão, de agências e departamentos de comunicação de todo o país.
Segundo os respondentes, 83% das agências informaram ter perdido faturamento. As pequenas agências, com até 10 funcionários, sofreram mais: perderam em média 37% de faturamento, contra apenas 17% das agências com mais de 10 funcionários.
O principal motivo da perda foi a queda de faturamento do cliente, conforme resposta de 74% dos respondentes.
Para reter clientes e reverter um pedido de cancelamento, o desconto médio concedido foi de 27%. Apesar disso, 75% das agências não demitiram.
Entre os serviços mais procurados neste período, destacam-se produção de conteúdo e mídias sociais:
Redução de jornada, antecipação de férias e postergação de impostos foram os incentivos governamentais mais utilizados por agências.
Já 86% dos respondentes afirmam que a produtividade em home office ficou igual ou melhor. Por esse motivo, 38% disseram que retornarão em escritórios menores, adotando home office parcial.
E outros 25% afirmam que não terão mais escritório algum, adotando home office total.