![]()
O Manchester United deu um grande passo à frente na captação de patrocinadores. O clube inglês anunciou nesta segunda-feira o maior contrato de material esportivo do mundo com a Adidas, terminando um relacionamento de 13 anos com a Nike.
O acordo, válido a partir da próxima temporada e por 10 anos, renderá anualmente a quantia de 75 milhões de libras (R$ 285 milhões) ao clube de Old Trafford. Apesar do investimento agressivo, a marca espera retorno igualmente volumoso: R$ 5,7 bilhões na somatória dos 10 anos de contrato, de acordo com Hebert Hainer, CEO da Adidas. O recorde anterior é do Arsenal, que começou sua parceria com a Puma neste ano por 30 milhões de libras (R$ 114 milhões), também depois de não renovar com a Nike.
Nesta temporada, ainda sob fornecimento da marca americana, o Manchester United passa a exibir a marca da Chevrolet como patrocínio máster, em contrato de 28 milhões de libras (R$ 89,2 milhões). Listado na Bolsa de Valores dos EUA, o clube é obrigado a informar estes dados. Como exemplo do tamanho do contrato conquistado pelos Red Devils, vale lembrar que o contrato da Adidas com o Flamengo, um dos maiores acordos do Brasil, gira em torno de R$ 22 milhões anuais – ou seja, praticamente 13 vezes inferior.
A Adidas ainda o inglês Chelsea, enquanto a Nike conta com o Manchester City e a seleção da Inglaterra, ambos conquistados por meio de manobra envolvendo a Umbro.