As áreas de licenciamento representam importante fonte de renda e de ampliação do alcance das marcas junto ao público. Na Disney, um dos maiores conglomerados de entretenimento do mundo, o cenário não poderia ser diferente.

A empresa, dona de relevantes títulos do cinema e de franquias como Star Wars e Marvel, considera este mercado como “essencial para perpetuar a magia de suas histórias”.

Nesta entrevista, Mara Ronchi, director licensing toys & FHB da Disney, explica o trabalho que vem realizando, fala sobre a diversificação de targets e reforça o foco atual no desenvolvimento e ativações de produtos e experiências de Frozen 2.

Mara Ronchi: animação Frozen 2 é “prioridade máxima” para a companhia

RELEVÂNCIA
A importância da área para a companhia e para o Brasil é muito grande. A gente investe continuamente no portfólio de marcas e propriedades e no desenvolvimento de novos conteúdos. Todo esse portfólio de franquias é baseado em histórias que têm um valor especial, único. Para darmos continuidade a elas, a área de produtos e consumo é essencial. Ela permite à Disney perpetuar essa magia e ir além das telas, adentrando as casas das famílias. Nossos investimentos são significativos para crescer a área no Brasil. O país é, por exemplo, o quarto maior mercado fora dos EUA para produtos Marvel – atrás de Reino Unido, França e México. Olhamos muito também para o calendário de eventos e sazonalidades, como Dia das Crianças, volta às aulas, férias e Natal. Quando temos um lançamento importante, como o Frozen 2, o investimento também é alto.

PRIORIDADE
Frozen 2 é uma prioridade máxima para a The Walt Disney Company Brasil. A animação é muito querida por aqui desde a estreia do primeiro filme, em 2014. Agora, com a segunda animação nos cinemas brasileiros a partir de 2 de janeiro de 2020, a gente tem uma expectativa gigante para que todo esse sucesso se estenda para a área de produtos de consumo. Devemos chegar a aproximadamente 800 SKUs. Estamos trabalhando com o desenvolvimento de produtos há mais de dois anos. Mesmo sendo muito popular entre as crianças, teremos produtos para pessoas de todas as idades. Muitos deles já foram lançados globalmente na iniciativa Frozen Fan Fest, na qual influenciadores revelaram junto ao elenco do filme os novos produtos.

ESTRATÉGIA LOCAL
Muitos dos itens que nossos parceiros licenciados vendem por aqui são desenvolvidos e produzidos fora do Brasil. É o caso das bonecas Frozen 2, da Hasbro. Já outras linhas de produtos têm desenvolvimento, projeto, concepção de conceito e produção brasileiras – sendo, inclusive, aprovados por uma equipe daqui que atua no escritório de São Paulo; dentre inúmeros exemplos, cito a linha de quebra-cabeças da Toyster. A gente acompanha ainda todas as ativações de marketing e varejo realizadas localmente.

EXPERIÊNCIAS
O nosso planejamento prevê presença em mais de 3 mil pontos de venda com comunicação de Frozen 2. Serão ativações com dispositivos de realidade aumentada e vitrines interativas em lojas de vestuário, por exemplo. Também teremos um evento em um shopping de São Paulo com a presença de Fábio Porchat (que dá voz ao personagem Olaf). Ele vai fazer um unboxing revelando novidades licenciadas da franquia e o público será convidado ainda a percorrer varejistas parceiros – onde vai conseguir desbloquear conteúdos no app Disney Scan. Esse evento deve abrir a temporada de Natal de toda a rede de shoppings da brMalls.

AMPLIAÇÃO DE PÚBLICO
Um dos nossos objetivos é a ampliação de target. Algumas categorias, como acessórios e vestuário, têm penetração muito grande pro jovem adulto. Com Star Wars temos ativações importantes a partir desse mês para dar suporte ao episódio IX, A Ascensão Skywalker, que chega aos cinemas em 19 de dezembro. Com Marvel, tivemos ações na BGS e estamos nos preparando para a CCXP, no fim do ano. A Disney está muito atenta aos públicos geek e gamer, inclusive desenvolvendo produtos exclusivos para eles. A aquisição da Fox também vem nos permitindo trabalhar em um calendário bastante promissor para os próximos anos. Atuamos com brinquedos, alimentos, itens de cuidados pessoais, roupas, acessórios, calçados, roupas de cama, decoração, eletrônicos, tecnologia, atividades, jogos digitais e publicações em livros. Estamos continuamente avaliando a indústria e buscando parceiros para estarem conosco nessa jornada oferecendo diferentes níveis de preços e presença em múltiplos canais.