Produtoras dizem que seriam cobrados até R$ 700 mil para gravações no Maracanã

 

Uma polêmica envolveu no final da semana passada as produtoras de imagens e a Odebrecht a respeito do novo Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de 2014 e que é administrado pela construtora. Uma fonte do propmark, ligada ao mercado audiovisual do Rio de Janeiro, diz que estão sendo cobrados cerca de R$ 500 mil de aluguel para rodar um filme publicitário dentro do estádio. E que nem imagens aéreas não são permitidas sem o pagamento de um valor que, para os padrões brasileiros, inviabilizaria qualquer produção.

Outra fonte, do mesmo setor, afirma que haveria discrepância de valores cobrados de empresas do Brasil e do exterior, mas estariam entre R$ 300 mil e R$ 700 mil. Inclusive, uma produção da Coca-Cola, negociada diretamente com a agência da matriz da empresa, em Atlanta (EUA), teria custado R$ 750 mil. E que além do preço existe ainda uma grande burocracia para aprovar a filmagem, com uma demora de um mês para responder às solicitações, onde primeiro são analisados o roteiro e se a produção é de dia ou à noite.

Procurado pelo propmark, um executivo da Odebrecht, que preferiu manter o anonimato, nega que esses preços estejam realmente sendo praticados. “Nós analisamos propostas de gravação de filmes publicitários separadamente. Cada caso é um caso. Porém, estamos dentro da realidade do mercado. Nossos valores de locação estão girando entre R$ 40 mil e R$ 50 mil”, diz, ressaltando que o preço pode ultrapassar um pouco esses valores para filmes rodados de madrugada. “Inclusive não cobramos nada de produções culturais. Nesta segunda-feira (4) teremos tomadas de cenas do filme ‘Rio eu te amo’, e o Maracanã foi cedido gratuitamente”, completa, referindo-se ao longa que é um projeto em conjunto da Conspiração Filmes, BossaNovaFilms e Empyrean Pictures.

O executivo da construtora afirma que a Odebrecht, inclusive, “disciplinou” os pedidos de locação do estádio para fins publicitários. “Antigamente, o negócio era com o governo, e os interesses políticos podiam prevalecer em alguns casos. Hoje fazemos isso por ordem de chegada e relevância dos projetos. A Oi já gravou com a gente no novo Maracanã e temos vários contratos para janeiro de 2014”, conclui.

Além do Maracanã, a Odebrecht é administradora da Itaipava Arena Pernambuco, em Recife, e Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, onde também é responsável pela negociação de contratos publicitários. É ela também responsável pelas obras da Arena Corinthians. Porém, neste caso, cabe ao clube paulista a administração do seu futuro estádio, em Itaquera, São Paulo.