![]()
A seleção brasileira pode ter dado vexame em campo, mas a marca Brasil sai fortalecida do Mundial. As duas maiores consultorias de marca do mundo, Interbrand e Futurebrand, avaliam que, apesar do clima de incerteza que havia sobre a capacidade do Brasil de sediar a Copa do Mundo, a boa repercussão que o país obteve na imprensa internacional foi benéfica.
“A expectativa no começo era de caos organizacional, catástrofe aérea, e nada disso aconteceu. O que vemos são visitantes fazendo muitos elogios. Em matéria de identidade nacional, fica um legado positivo”, analisa Beto Almeida, diretor-executivo da Interbrand Brasil.
Para Almeida, o saldo é positivo para a imagem do país. “O grande ganhador da Copa foi a marca Brasil. O país conseguiu construir uma percepção que vai além do futebol e veículos do mundo todo, como BBC, CNN e Financial Times, fizeram reportagens positivas sobre o país. Nunca tivemos tantos visitantes de uma vez e a hospitalidade brasileira se sobressaiu”.
Dados preliminares apontam que 700 mil turistas estrangeiros visitaram o país durante a Copa. O número é acima do estimado pelo governo, que esperava 600 mil visitantes vindos do exterior. Somente a cidade de São Paulo recebeu 400 mil pessoas. Para o executivo, o evento pode colocar o país no mapa do turismo.
Na visão da Futurebrand, apesar de ter sido eliminado em campo, o Brasil ainda ganhou a Copa. “De uma perspectiva de marcas das nações, o país é claramente o vencedor, apesar da humilhante derrota para a Alemanha”, declarou Christopher Nurko, chairman global da Futurebrand Worldwide, em um texto publicado na página da consultoria.
Apesar das notícias negativas pré-Copa, Nurko avalia que o Mundial foi bem gerenciado. “Apesar de toda a ansiedade ao redor do evento, sobre a escolha de múltiplas cidades e a logística dos estádios, a Copa do Mundo foi bem coordenada. O Brasil fez a si e a Fifa orgulhosos”.