A marca de absorventes BodyForm ganhou mais uma vez as redes sociais nesta semana com sua nova campanha. No vídeo “Blood Normal”, a companhia mostra o líquido menstrual vermelho, algo aparentemente corriqueiro, mas que foi feito pela primeira vez no mercado britânico. Até então, a coloração mais utilizada em propagandas do segmento é o azul.

Imediatamente a campanha gerou discussões na internet por trazer um tema que ainda é tabu não só na comunicação como na própria sociedade. Não à toa, em algumas culturas, como na Índia, a menstruação é motivo de vergonha e representa impureza e até maldição.

O vídeo não apenas quebrou o paradigma do padrão de cores na campanha de higiene íntima, como retratou a realidade do período menstrual, trazendo as cólicas e irritabilidade já conhecidos das mulheres. O fim da peça reforça que o tema deve ser encarado com mais normalidade e traz a assinatura da marca: “viva sem medo”.

A BodyForm é a versão inglesa da marca escandinava Libresse. Desde que chegou ao mercado, a companhia traz o conceito “let’s get real”, convidando os consumidores a refletir sobre os estereótipos das propagandas do segmento. Em uma outra campanha, a empresa faz chacota dos comerciais que trazem mulheres de calças claras e apertadas ou do bom humor durante o período menstrual, algo que não está de acordo com a realidade.

No ano passado, outra campanha da marca também gerou discussões por mostrar que no esporte o sangue é considerado como parte do processo e que as mulheres não deveriam deixar de fazer suas atividades por causa disso.

https://youtube.com/watch?v=sL2xE5kkL_Q