Após toda a movimentação da Black Friday, o mercado publicitário aguarda o próximo frisson de consumo e já mira 2020. Contudo, a head de indústria do Facebook no Brasil para e-commerce, varejo e viagens, Gabriela Comazzetto, lembra que os últimos dias do ano formam um período altamente estratégico e ainda mal explorado pelas marcas, o chamado Q5.
O Q5 é a semana que vai do Natal até o Ano Novo e reúne, segundo a própria rede social, três principais fatores que aguçam a intenção de compra dos consumidores. O primeiro está relacionado a novos smartphones e dispositivos móveis, já que com as oportunidades da Black Friday e presentes de Natal, há um aumento de pessoas com novos celulares e tablets — ainda mais poderosos. Esse é o momento em que elas ainda estão se familiarizando com o eletrônico, instalando e configurando seus aplicativos e navegando nas redes, um período de muito engajamento na internet.
A segunda parcela do 13º salário é outro fator importante do chamado Q5. O Natal coincide com o pagamento e, com mais dinheiro no bolso, a intenção de compra que começou na Black Friday se mantém. Um dos destinos da segunda parcela são as ofertas que aparecem depois do Natal, bem como trocas de presentes por itens de valor superior, além de comida e bebida para festas e roupas para o Ano Novo.
Baixa competitividade: segundo o Facebook, as empresas que se planejarem para ter visibilidade no Q5 estarão à frente de concorrentes que estão aguardando pelo Q1 (primeiro trimestre) de 2020, e com menos competitividade dá para se destacar ainda mais.
“O Q5 é uma oportunidade que precisa de mais atenção do varejo. É uma época em que muita gente está aproveitando as férias, publicando fotos de festas e férias nas plataformas sociais, e ainda estão dispostas a aproveitar ofertas, com a chegada da segunda parcela do 13º”, afirma Gabriela.
A head de Indústria do Facebook ressalta que “para as pessoas que não aproveitaram a Black Friday e se arrependeram, esse é o momento perfeito para serem impactadas por novas promoções”. O período é vantajoso para retomar conversas com os consumidores que visitaram os e-commerces, viram produtos mas não seguiram com uma compra, ou então abandonaram itens no carrinho. Além disso, a concorrência com competidores é menor, em relação às semanas anteriores.