Estudos mostram que as pessoas preferem comprar de uma marca que tenha também um foco em causas sociais, tal qual a questão racial. Uma dessas pesquisas, por exemplo, feita pelo Google Consumer Survey, revelou que 55% dos consumidores preferem comprar de uma marca que mostre a cultura negra de forma positiva.

Propósitos esses que vem ao encontro dos do YouTube Black 2021, que acontece neste sábado (20): instigar a reflexão e de mostrar a arte da cultura negra. Patrocinam a iniciativa três marcas – Bradesco, Mercado Livre e a Diageo.

João Victor Guedes dos Santos, head os scotch da Diageo, afirmou que a Johnnie Walker tem o propósito de promover o que ele chama de progresso coletivo, “por isso amplificar mensagens sobre diversidade e equidade está no DNA da marca”.

“Além disso, através de eventos como esse, conseguimos amplificar vozes, causas e pessoas. Marcas, principalmente as líderes de mercado, têm o poder e o dever de mover suas categorias e romper com alguns padrões que já não fazem sentido para a sociedade. É isso que temos construído com parcerias com Djamila Ribeiro, Adriana Barbosa, Preta Hub, Black Money e YouTube Black. Esse movimento deve ser feito de forma contínua, não apenas nos meses de destaque”, afirma o executivo.

Johnny será um dos apresentadores do YouTube Black 2021 (Divulgação)

O YouTube Black 2021 será apresentado por Xongani, Tássio, Thelminha e Johnny, que receberão os principais nomes da internet e da música, como Péricles, Mel, Psirico, entre outros. Luciana Mello e Rappin’ Hood, por exemplo, abrirão a live cantando ‘Disparada’, de Geraldo Vandré.

A iniciativa também será palco do YouTube Originals Creators Spotlight, que vai trazer para um vídeo especial a história de criadores que já desenvolvem conteúdos relevantes e criativos dentro da plataforma. Ao todo, serão seis produções com os creators UmBipolar, Papo de Preta, Dois Por Cento TV, Ramana Borba, Jacy Carvalho e 10ocupados – trechos de cada um desses vídeos serão exibidos durante a live, dando gancho para uma conversa que será desenvolvida no palco.