Neste dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Acredita-se que a data tenha sido escolhida por ter marcado a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. Outrora, o item só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América.
Mas, se a história que originou a celebração é esta, ninguém sabe ao certo. Fato é que o chocolate, desde então, cresceu e hoje é consumido no mundo inteiro, sendo um importante componente da indústria alimentícia, além de ter papel fundamental na economia de vários países. O Brasil é, inclusive, um dos maiores produtores da América Latina e também um dos principais no mundo ao lado da Costa do Marfim, Gana e Equador.
Diversas marcas aproveitaram a data para celebrar.
A Mars vem apostando na diversificação. Marcas consagradas da companhia, como M&M’S, Snickers e Twix, investem constantemente em versões alternativas para momentos de consumo compartilhado, individual e até mesmo focado em baixa ingestão de calorias.
Recentemente, a Mars lançou uma nova embalagem de M&M’S, com 80g, focada no consumo compartilhado entre duas pessoas, completando assim um portfólio que já possuía versões para consumo individual e em grupo. Em Snickers, trabalham também com versões de 93g e duas barras, individual de 45g e a de 21,5g e 100kcal. Cenário parecido ocorre também na linha Twix, nas versões que ofertam uma e duas barras. O objetivo é oferecer mais opções que se encaixem aos diferentes estilos de vida das pessoas, em momentos individuais e em família.
Apesar do chocolate ser uma paixão nacional, o consumo no Brasil ainda é tímido, se comparado a outros países, chegando a um a dois quilos ao ano por cada brasileiro. Em países como o Suíça e Alemanha, por exemplo, este número supera os 8 quilos ao ano. Os dados são da Mintel Global Market Research.
A marca também trabalha para que o Brasil volte a ser líder mundial no cultivo de cacau, com esforços realizados por institutos como o Mars Center for Cocoa Science (MCCS), criado pela Mars em 1982.
Localizado em Barro Preto, sul da Bahia, o espaço é 100% dedicado à pesquisa do fruto e trabalha com estudos detalhados de todo o processo produtivo do cacau.
“O trabalho realizado no Centro visa chegar em um fruto de alta qualidade agronômica, com sabor único e composição qualificada. A pesquisa científica realizada desenvolve técnicas adequadas para o cultivo do cacau e melhoramentos genéticos que criam e selecionam plantas com características superiores – maior produtividade, maior resistência a doenças e mais qualidade em sabor. A experiência é real, aplicada em campos de plantação, com distintos sistemas de produção, e verificada em laboratórios formais, tendo como essência a investigação científica, com rigor e método”, explica Mariana Lucena, diretora de assuntos corporativos da Mars Brasil.
A Nestlé, por sua vez, divulgou o infográfico com curiosidades de suas marcas em celebração à data. Um exemplo: a empresa foi precursora do chocolate ao leite quando, em 1875, Henri Nestlé com seu vizinho Daniel Peter misturaram leite condensado no chocolate.
Já a caixa amarela da Garoto é o produto mais vendido no Brasil e também a caixa de bombom mais antiga, datada dos anos 50. Veja o infográfico completo divulgado pela companhia abaixo.
A Lacta trouxe para o mercado uma embalagem especial do tablete Lacta ao leite. Segundo a marca, a edição limitada estará disponível nos principais varejistas do Brasil a partir do dia 15 de julho até durarem os estoques. Saiba mais aqui.
O McDonald’s preparou duas promoções para o McDelivery via iFood ou UberEats. A primeira dá dois McFlurry Exagero Kopenhagen pelo preço de um. A segunda funciona assim: a cada McOferta Média Big Mac, Cheddar McMelt, Quarterão ou McChicken, o consumidor pode levar um McFlurry Exagero Kopenhagen gratuito para acompanhar.