Marcas corajosas, aventuras personalizadas e interativas, e novas regras de engajamento. Essas são apenas três das tendências do marketing em 2019, segundo a consultoria WGSN.
De acordo com a empresa, em uma era de polarização com a sociedade dividida em sentimentos e estratégias, engajar a audiência ficou mais difícil do que nunca. Para a WGSN, a chave para navega por esses mares é revisitar o papel do consumidor no marketing.
Acompanhe os pontos destacados no report divulgado esta quarta-feira (23).
O surgimento de marcas corajosas: prossiga com a ação, não com uma mensagem de marketing. A consultoria aponta que este ano, as marcas se tornarão mais políticas ou reativas a problemas. Perseguir propósito e agir sem uma agenda de busca de lucros será crucial para ganhar clientes de longo prazo.
Busca por significado: ajudar os consumidores a criar e participar de momentos mais significativos. As marcas encorajarão a desconexão e que momentos sociais que se estendem além do ao vivo.
Interpretação de papéis: novos recursos e habilidades são necessários em marketing. A ideia é adaptar, aprender e contratar. Os profissionais precisarão ser mais focado sem estratégias de crescimento que impactar seus negócios em um sentido mais amplo. Toda a empresa deve colaborar, garantindo a todos os pontos de contato com o cliente uma visão compartilhada e estratégia. Ampliação de habilidades e contratação profissionais com as capacidades certas também serão desafios no período.
Micro-marcas emergentes: startups e marcas comerciais estão atraindo a atenção do consumidor e desafiando o status quo, atraindo uma nova onda de compradores. Esta mudança de cenário segue uma nova mentalidade de ‘testar e aprender’ que vai aumentar este ano.
Integração de categoria: espera-se que as marcas se movam para além das heterodoxas colaborações e passem a integrar com outros setores agregando contexto, serviço, conveniência e inovação para o consumidor. Enquanto algumas iniciativas exigirão a adoção de tecnologia, como blockchain, outras estão ligadas aos novos regulamentos de privacidade de dados.
Post-truth to post-trust: ganhar a confiança do consumidor se torna uma prioridade. As marcas devem se concentrar em como podem construir (e em alguns casos reconstruir) a confiança de consumidores céticos e desengajados.
Aventuras pessoais e interativas: a escolha na mão do consumidor. Conteúdo hiper-personalizado tornou-se um tática necessária para marcas que querem voltar a envolver-se com consumidores. Em vez de fabricar simples anúncios, a ideia é deixar a audiênciar escolher sua própria aventura e decidir a narrativa, a exemplo do Bandersnatch. A demanda por conteúdo personalizado aumenta e as marcas devem explorar isso.
Influenciadores: nano-influenciadores para o envolvimento de baixo risco. O marketing de influenciadores continua crescendo, e as marcas devem se adaptar a isso, agora com maior foco em nano-influenciadores (contas com algo entre mil e dez mil seguidores). Entre as vantagens estão o fato de serem confiáveis, mais baratos e não afetarem a marca de forma geral em caso de controversa. Além disso, a ideia é construir relações de longo prazo ao invés de ações pontuais.
Novas regras de engajamento: usar todos os recursos do Instagram Stories. Com mais 400 milhões de histórias postadas por dia, as marcas devem utilizar plenamente o novo recursos de engajamento disponíveis. Em 2019, mais marcas vão experimentar ferramentas como pergunta e contagem regressiva para lançar campanhas, co-criar e conversar com suas comunidades.