As marcas Claudia, Casa Claudia, Elle, Boa Forma, Capricho, Estilo, Cosmopolitan e M de Mulher, da Abril, se uniram por meio de um vídeo-manifesto para fortalecer e incentivar a sororidade. Na produção #EstamosJuntas, Paula Mageste, diretora editorial das Marcas Feministas da Editora Abril, se une a diretoras, redatoras-chefe e editoras das outras marcas femininas da Abril para deixar a rivalidade e o discurso misógino de lado.
No vídeo, elas sugerem parar de tratar uma mulher firme e decidida como mandona; incentivar mais mulheres a chegarem a postos de comando; ajudar outra mulher a denunciar o agressor, em um caso de assédio; criar um ambiente mais acolhedor para outras mulheres; e também respeitar as diferenças.
Ele chega em um momento de união feminina, seja contra o estupro coletivo de uma adolescente carioca, seja contra a agressão à atriz Luiza Brunet, seja contra mudanças propostas por um Congresso que parece respeitar cada vez menos as necessidades, conquistas e direitos femininos. E chega especialmente em um momento em que a maioria dos brasileiros ainda acha que, dependendo da roupa ou da atitude, uma mulher pode estar pedindo para ser estuprada – 58% dos brasileiros culpam a vítima em parte ou totalmente pela violência sofrida por ela. Por isso é tão importante abordar esse tema.
Esse manifesto coletivo é, ainda, um desdobramento do principal tema da edição de julho da Claudia (com a atriz Carolina Ferraz na capa): a sororidade. Essa rede de solidariedade entre mulheres é o mote de uma grande reportagem publicada na revista, que busca explicar de onde ela surgiu e como as mulheres podem se engajar e declarar, sinceramente, #Estamos Juntas. E, assim, seguir em busca de mudar e melhorar a realidade de todas.