Apesar de álcool e direção não serem uma combinação recomendada – ou justamente por isso – marcas de bebidas costumam pegar carona na Fórmula 1 para promover ações de consumo responsável.
Às vésperas do Grande Prêmio do Brasil, que acontece no próximo domingo (15), a Johnnie Walker gravou um filme global em que o ex-piloto bicampeão Mundial da categoria Mika Häkkinen conduz uma réplica de um carro de fórmula 1 em cartões postais de São Paulo como a Avenida Paulista, a Ponte Estaiada e o Obelisco do Ibirapuera. Depois, Häkkinen ainda dá uma carona para um brasileiro que estava tomando umas e outras pela cidade. A ideia é fortalecer a já mais que conhecida mensagem “se beber, não dirija”.
Além da gravação do comercial, a Johnnie Walker, em parceria com a 99Taxis e apoio institucional do Detran-SP, inicia nova temporada de doações de corridas de táxi no Estado de São Paulo, para incentivar a mudança de hábito do brasileiro frente à bebida e a direção. A campanha #HojeNãoDirijo pagará corridas de táxi de até R$ 30,00 para quem estiver em todo o Estado de São Paulo nas noites de sexta e sábado das 21h às 4h até 26 de dezembro. Para utilizar os quilômetros disponíveis, o interessado precisa baixar gratuitamente o aplicativo 99Taxis no smartphone e escolher como forma de pagamento a opção Johnnie Walker #HojeNãoDirijo. O benefício está disponível para maiores de idade, que poderão usá-lo uma vez por fim de semana.
Há 10 anos, a Johnnie Walker é patrocinadora da equipe McLaren Honda de F1 e conta com a participação dos pilotos da escuderia para divulgar o consumo responsável de bebidas alcoólicas. No Brasil, também já doou mais de 1,5 milhão de quilômetros de corridas de táxi para a população voltar para casa em segurança depois de consumir bebida alcoólica.
Itaipava é a nova patrocinadora
Outra marca que já fez ações de consumo responsável de bebidas alcóolicas pegando carona no GP do Brasil é a Itaipava, que este ano substitui a Nova Schin como a patrocinadora oficial do evento. Em 2012, quando a rival ainda detinha os direitos da F1 no país, a cerveja do Grupo Petrópolis aproveitou a mesma época para lançar uma campanha com Fernando Alonso e Felipe Massa, então dupla da Ferrari patrocinada pela empresa dona da Itaipava.